Skip to content

F1 2012 (desabafo)

12/04/2011

Não sei quem está acompanhando a nova temporada de Fórmula 1, mas tenho lido as notícias (isso mesmo, apenas notícias) ao invés de acordar de madrugada para ver as corridas e não estou nem um pouco satisfeito.

Tive o privilégio de assistir corridas nos anos 80 e 90 e fico me perguntando: o que aconteceu? Se nessa época funcionava e todos os fãs estavam mais satisfeitos, por que mudar? Estamos perdendo os autódromos clássicos para novíssimas e modernas pistas em países sem nenhuma tradição no automobilismo, estamos perdendo o dinheiro e a liberdade para que as equipes sejam criativas e desenvolvam carros com 6 rodas e ventiladores no assoalho, estamos perdendo os duelos entre pilotos “com braço”, estamos perdendo testes para que as equipes desenvolvam componentes etc.

Ultimamente são feitas muitas alterações nas regras e nos carros para que as ultrapassagens aconteçam e as corridas sejam mais emocionantes, mas não é bem o que tem acontecido, isso por que o piloto nem pode defender sua posição como bem entende! O aerofólio traseiro móvel, reduz o arrasto aerodinâmico para que sejam “facilitadas” as ultrapassagens, só pode ser usado pelos pilotos em um trecho pré-determinado. Que decisão sábia! Todos usam o mesmo recurso no mesmo lugar e as ultrapassagens não acontecem.

Nos bons tempos, a pista onde era mais difícil de ultrapassar não era vista como um problema, mas como um desafio a mais e a graça era justamente essa: quem era bom de braço inventava lugar pra ultrapassar. A segurança avançou de forma fantástica, assim como a tecnologia, mas os carros precisam ser apenas carros novamente, e não centrais eletrônicas controladas por uma equipe de engenheiros. Infelizmente não conseguimos separar mais os pilotos bons dos geniais, todos são bons quando o carro e a equipe vai bem.

A cada ano que passa a Fórmula 1 e os fãs perdem alguma coisa. Circuitos, patrocínios de cigarro, bom humor, soluções inovadoras, ultrapassagens, pilotos geniais, carros realmente diferentes uns dos outros e por ai vai. A única coisa que não se perdeu mais foram vidas. E essa é a única vantagem.

Anúncios
3 Comentários leave one →
  1. 27/04/2011 15:32

    Parabéns pela iniciativa de criar o blog. Taí uma forma de disseminar conteúdo de uma maneira descontraída e falar sobre o que gosta. Boa! 😉

    Sobre a F1: concordo com você. Nunca fui muito ligada, mas meu tio e primo sempre foram muito aficionados. Acordam de madrugada até hoje. Quando era mais nova, acordava bem cedo aos domingos e acabava assistindo a corrida com meu pai (ou só a largada), mas hoje em dia, o único momento interessante é a largada e a chegada final.

    Aquela emoção e tensão das ultrapassagens e corrida em si, parou quando o Senna morreu. Pode parecer fanatismo, patriotismo e até clichê, mas eu acredito que desde que ele morreu não tinham corredores performáticos, digamos assim. Não tinha mais aquele show da F1. E o Schumaccher começou a ganhar de marmelada, sem graça, né?

    Ao invés de assistir, a gente ficava analisando a quantidade de patrocinadores no carro (eita, publicitária!) e se impressionava com a violência dos acidentes.

    De uns anos para cá, essa nova leva de corredores até deu uma coceirinha, mas não voltou a ter aquela torcida toda. Uma pena mesmo.

    O que será que falta? Tem ótimos corredores aí, muita grana, bons carros…

    • 27/04/2011 15:46

      Infelizmente tem muita política envolvida. Antigamente era muito dinheiro investido nos carros e nos pilotos, hoje em dia são muitas regras, restrições e até limitações de grana, o que acaba nivelando as equipes por baixo. Na verdade deveria ser o contrário, nivelar por cima, já que a F1 é o máximo quando se trata de automobilismo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: