Skip to content

Carro do Ano 2011

27/04/2011

Como sempre a briga entre os três primeiros é muito apertada e esse ano não foi diferente. O terceiro lugar ficou com o Opel Meriva (a nova geração europeia obviamente, bem diferente da brasileira), o segundo colocado foi o Alfa Romeo Giulietta e o grande vencedor foi o Nissan Leaf (clique aqui para ver a lista completa dos candidatos). Sim, é isso mesmo, um elétrico é o carro do ano em 2011. É claro que sempre existe muita política neste tipo de votação, mas a vitória do Leaf (quer dizer folha de plantas em inglês) é algo significativo num mundo ainda dominado pelo petróleo.

A começar pelo nome, que fala por si só, o Leaf é um carro interessante e moderno. Tem uma identidade forte, marcada pelos faróis grandes que se estendem pelo capô e uma frente quase sem aberturas. A lateral é limpa mas com uma bela linha levemente ondulada indo de um para-choque a outro. Na traseira, as lanternas são afiladas e verticais, seguindo uma tendência presente em veículos familiares e minivans.

A grande vitória deste carro não é o prêmio que dá o título a este post, mas o fato de ser o primeiro veículo produzido em série que não tem emissões de poluentes. Ele não é um híbrido com o famoso Toyota Prius, é totalmente elétrico, movido por baterias de íon-lítio. É capaz de ultrapassar a autonomia de 160km e pode carregar até cinco ocupantes. Suas baterias podem ser recarregadas em casa, em tomada de 220v (tarefa que leva 8h) ou então em postos com recarga rápida (em 30min 80% da carga já está disponível). Para auxiliar o consumo com o carro em movimento, o Leaf tem um sistema que usa a energia gerada pelos freios para recarregar um pouco as baterias (parecido com o sistema Kers da F1).

Muitos acreditam (eu inclusive) que o carro elétrico só ganhará a notoriedade sonhada quando o petróleo estiver realmente acabando, mas mesmo assim esse é um momento especial para a indústria automobílistica. Um carro totalmente elétrico ganha uma notoriedade em um prêmio mundialmente importante e noticiado. O Leaf é um veículo especial, desses que marcam época. Carlos Ghosn, o brasileiro que é presidente mundial do grupo Renaul-Nissan, afirmou na ocasião do lançamento que o carro é uma conquista especial, da qual todos os funcionários da Nissan podem se orgulhar.

Com o prêmio de carro do ano de 2011, todos podem se orgulhar ainda mais. Parabéns Nissan!

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: