Skip to content

Novo touro à solta

06/05/2011

Sempre que a Lamborghini anuncia um novo lançamento, todos ficam ansiosos e de olhos bem abertos para não perder nenhuma notícia e nenhum detalhe. O suspense acabou durante o Salão de Genebra, quando o novo carro finalmente foi apresentado oficialmente. Seu nome completo é Lamborghini Aventador LP 700-4 e diz muita coisa sobre o carro. Aventador é o nome de um touro vencedor da Corrida da Espanha, LP significa Longitudinale Posteriore, designando que o motor (e que motor!) é montado longitudinalmente atrás do motorista, 700 é a potência em cv e o número 4 no final do nome  faz alusão à tração nas quatro rodas.

O design é claramente uma evolução do Murciélago (seu antecessor), seguindo a linhagem do clássico Diablo, mas possui traços retos e bem marcados como no Countach.

Lamborghini Aventador

Lamborghini Aventador

Countach/Diablo/Murciélago

Countach/Diablo/Murciélago

As formas geométricas são a base do desenho e graças às linhas, cortes e pontas o Aventador é agressivo, cativante e parece estar sempre em movimento e pronto para dar o bote.

A estrutura do carro é totalmente nova, abusando da fibra de carbono. Com isso, em comparação com o Murciélago, o novo carro é 30% mais leve e 150% mais rígido, o que significa ganhos em velocidade, performance, consumo e segurança.

O motor é um novo V12 6.5 l com 700 cv de potência, capaz de levar o carro de 0-100km/h em 2,9 s e 350 km/h de velocidade máxima. O câmbio de 7 marchas é novo e foi desenvolvido especialmente para promover trocas ultra-rápidas, quase como um F1. Também baseada nesses carros de corrida é a suspensão, utilizando o mesmo tipo de construção, com molas e amortecedores conectados transversalmente ao monocoque do carro, transmitindo forças verticais e horizontais das rodas. Com isso, o Aventador tem ótimas respostas ao volante, com estabilidade fantástica e mudanças de direção impecáveis. Mesmo com tração nas quatro rodas, o carro tende a sair de traseira, o que é um comportamento dinâmicomais interessante quando se trata de um superesportivo como esse.

A grande surpresa (positiva) do Aventador é quando se dirige o carro normalmente, como num uso diário. O carro se mostra dócil, confortável e silencioso. Apesar da enorme capacidade de performance, ele é fácil de dirigir, tornando-se bem versátil entre carros dessa categoria.

A Lamborghini pretende fazer até 750 unidades por ano ao preço (nos EUA) de $387.000,00. Parece muito, mas a lista de espera só cresce. Quando se fala em Lamborghini, não poderia ser diferente, pois o Aventador tem credenciais suficientes para se tornar mais um grande clássico da marca.

Anúncios
One Comment leave one →
  1. alice duran permalink
    06/05/2011 21:45

    sensacional este blog…quem não precisa ver e saber sobres os carros esportivos mais bonitos do mercado adoreiiiiiiiiiii…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: