Skip to content

Personagem da semana: Carroll Shelby

09/06/2011

Semana passada tivemos um senhor inglês aqui no blog, hoje temos um senhor americano.

Quem diria que esse menino que passou boa parte de sua infância acamado por problemas no coração se tornaria o ícone Carroll Shelby. Antes de fundar a empresa que leva seu sobrenome em 1959, ele foi piloto e conseguiu alguns resultados expressivos, como a vitória nas 24 horas de LeMans a bordo de um Aston Martin. Chegou a disputar 8 corridas pelos campeonatos de Fórmula 1 de 1958 e 1959 e mais algumas corridas não oficiais.
Carroll Shelby com dois Cobras

Carroll Shelby com dois Cobras

A história realmente marcante desta personalidade começa após sua aposentadoria do automobilismo em 1959, por motivos de saúde. Ainda nesse mesmo ano, ele inaugurou uma escola de pilotagem de alta performance e fundou a Shelby-American company. Com a empresa, ele conseguiu licença para importar um carro esportivo inglês muito bem sucedido na época, o AC. Não satisfeito, substituiu o motor original Bristol por um Ford e apresentou o carro nos EUA com o nome de AC Cobra, posteriormente ficou conhecido como Shelby Cobra.
A partir daí, sua capacidade de modificar e melhorar carros ficou famosa, assim Shelby continuou preparando e desenvolvendo carros muito especiais junto com a Ford, tais como Daytona Coupe, GT40, Mustangs GT 350 e GT 500 e o Shelby 427. Depois destes projetos, ele começou a trabalhar com 2 outras marcas americanas, Dodge e Oldsmobile, chegando ao auge com o lançamento do Dodge Viper ni início dos anos 1990.
Carroll Shelby com um Mustang

Carroll Shelby com um Mustang

Este senhor de 88 anos continua em atividade ajudando a Ford especialmente com Mustangs que até hoje levam seu nome e também com alguns protótipos.
Carroll Shelby com um protótipo Ford Shelby GR-1

Carroll Shelby com um protótipo Ford Shelby GR-1

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: