Skip to content

Personagem da semana: Sir Jackie Stewart

21/06/2011

Infelizmente eu não era nascido na época que este gênio pilotava, mas tenho a sorte de viver num mundo com internet e youtube. Graças a esses meios modernos de propagação de informações, algumas obras-primas de pilotagem deste senhor podem ser vistas e admiradas. Sou fã e admirador dele, inclusive pelas coisas que fala, pela calma, educação e claro, pela incrível capacidade ao voltante.

 

Jackie Stewart

Jackie Stewart

 

Sir Jackie Stewart tem hoje 72 anos e em 1964 já estava atraindo atenções da Fórmula 1. Não é para menos, pois em sua corrida de estréia na Fórmula 3, pilotando pela Tyrrel, ganhou a corrida de forma fácil, com uma liderança de 44 segundos, sendo que com apenas 2 voltas de corrida a diferença para o segundo colocado já era de 25 segundos. Nesse momento já era oferecido para Jackie um assento na equipe Cooper de Fóirmula 1, mas ele preferiu recusar para ganhar mais experiência com a Tyrrel na Fórmula 3. No mesmo ano sagrou-se campeão, não ganhando apenas duas corridas.

 

Emerson Fittipaldi e Jackie Stewart

Emerson Fittipaldi e Jackie Stewart

 

Chegando na Fórmula 1 em 1965, continuou pilotando de forma magnífica e em seu ano de estreia já foi o terceiro colocado no campeonato. Ao longo de sua carreira, foi três vezes campeão, em 1969, 1971 e 1973 e travou fantásticas batalhas na pista com Emerson Fittipaldi (campeão em 1970 e 1972). Mesmo com tanta intensidade e rivalidade nas pistas, eles nunca deixaram de ser amigos fora delas e era comum vê-los junto com suas respectivas esposas saindo juntos.

 

Jackie Stewart

Jackie Stewart

 

Foi Sir Jackie Stewart que apelidou o circuito de Nurburgring (Nordschleife) de “green hell” (inferno verde) por ser extremamente difícil, longo, perigoso e ficar encravado no meio de uma densa floresta na Alemanha. Desde 1966 ele foi atuante na Fórmula 1 exigindo melhorias na segurança e sua aposentadoria foi ligada a este assunto. Seu companheiro de equipe em 1973, François Cevert, um jovem e promissor francês, morreu em um acidente no treino classificatório para o GP de Watkins Glen, no EUA. Nesse momento Jackie Stewart se retirou da Fórmula 1 no que seria sua centésima corrida.

 

 

 

Suas estatísticas são impressionantes: 99 largadas, 27 vitórias, 43 pódios, 3 campeonatos e 2 vice-campeonatos.

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. Luiz permalink
    08/07/2011 17:17

    Estes 2 vídeos do Jackie Stewart são sensacionais!

  2. 10/09/2016 15:30

    Sem esquecer que ele foi dos poucos a conseguir vencer no ano de estreia (GP da Itália).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: