Skip to content

Personagem da semana: Ferdinand Porsche

30/06/2011

Esse homem com sobrenome familiar até pra quem não conhece muito de carros nasceu em 1875, era austríaco e formado em engenharia. A fabricante de automóveis Porsche foi fundada por ele em 1948, mas bem antes disso seus projetos ficaram conhecidos pela qualidade e inovação.

Em 1898 lançou seu primeiro projeto, conhecido como sistema Lohner-Porsche, consistia em um automóvel derivado de uma carruagem, equipado com motor a combustão interna e motores elétricos nas rodas, uma configuração híbrida, algo que entrou em produção no século XXI, mas que desde essa época era uma inovação criada por Ferdinand. Seu carro atingia 56 km/h, quebrou vários recordes de velocidade na Áustria e também venceu o rallyde Exelberg em 1901, dirigida pelo próprio Porsche. Posteriormente foi melhorada com mais novos e potentes motores, possibilitando a quebra de outros recordes de velocidade. Mais de 300 carruagens Lohner-Porsche foram vendidas ao público. Em 1905, Porsche foi agraciado com o Prêmio Poetting como o mais destacado engenheiro automotivo austríaco.

 

Motor elétrico do sistema Lohner-Porsche

Motor elétrico do sistema Lohner-Porsche

 

Em 1910, trabalhando para a Austro-Daimler como projetista chefe, lançou um ousado automóvel aerodinâmico, com 85 cv, vencendo competições e estabelecendo novos recordes de velocidade. Seus carros de competição tiveram muito sucesso, até 1922 tinha vencido 43 das 53 corridas disputadas.

Já na década de 1930, Ferdinand Porsche, junto com o filho Ferry, tinha um projeto de carro pequeno e buscavam patrocínio para produzir protótipos, quando veio a proposta de Adolf Hitler e em 1934 conseguiram um apoio para produzir três exemplares, que ficaram prontos no inverno de 1936. Depois disso a Daimler-Benz foi contratada para fazer mais 30 protótipos. Após a II Guerra Mundial, o projeto foi retomado e se tornou o sucesso, conhecido no Brasil como Fusca.

Em 1948 é fundada a Porsche, com seu modelo 356, como uma evolução do fusca, mais aerodinâmico, moderno, potente e veloz. Esse carro, mesmo tendo motores menores que os concorrentes americanos e italianos, conseguiu muito êxito em competições pois era ágil e leve. Assim começou a história desta grande fabricante de automóveis, famosa pela excelência técnica de seus projetos, design clássico e funcional e qualidade de contrução de seus carros.

 

Porsche 356

Porsche 356

 

Modelos em exibição no museu da Porsche

Modelos em exibição no museu da Porsche

 

Porsche 917

Porsche 917

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: