Skip to content

Clássico da semana: Fiat Mephistopheles

05/07/2011

O Fiat Mephistopheles foi apresentado em 1923 por Ernest Eldridge como um carro de corridas, mas o seu feito mais marcante foi quebrar o recorde de velocidade no ano seguinte.

 

Fiat Mephistopheles

Fiat Mephistopheles

 

O automóvel de nome diabólico foi feito a partir de um Fiat de Grand Prix de 1908, que originalmente usava um motor Maybach de 20 litros, mas que explodiu em uma corrida de 1922. Eldridge comprou os restos do carro por 25 libras e substituiu seu já imenso motor por um outro de 21.7 litros usado em aviões.
Fiat Mephistopheles

Fiat Mephistopheles

Para a época, esse motor era bastante sofisticado: possuia 6 cilindros e 24 válvulas. Para o sucesso em sua instalação, foram necessárias algumas modificações no modelo base de 1908: aumento de 40 cm em seu comprimento, contrução de uma nova embreagem e adoção de uma nova corroceria fechada, melhorando a segurança do modelo anterior que era aberto, expondo os pilotos.
Fiat Mephistopheles

Fiat Mephistopheles

Os 320 cv a 1800 rpm do motor eram transferidos para as rodas de trás através de correias que ficavam nas laterais do carro. Ele era pesado, rápido, barulhento e não muito seguro nem econômico: só tinha freios (a tambor) nas rodas de trás e fazia 0,5km/l.
Finalmente em 1924, após muita expectativa, o Mephistopheles quebrou o recorde de velocidade da época, alcançando 235 km/h, marca impressionante levando-se em consideração um carro feito na década de 1920. O único exemplar construído ainda existe e costuma aparecer em exposições e festivais internacionais de renome, como o Festival de Goodwood, que acontece anualmente.
Fiat Mephistopheles no Festival de Goodwood de 2011

Fiat Mephistopheles no Festival de Goodwood de 2011

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: