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Clássico da semana: Lamborghini Miura

22/07/2011

O protótipo do Lamborghini Miura, apresentado como P400 no Salão de Turim de 1965, foi um marco para a indústria automobilística. Seu nome P400 designava “Posteriore” (posterior) e a cilindrada de seu motor de 4 litros.

 

Lamborghini Miura

Lamborghini Miura

A configuração de montagem de motor usada nesse carro tinha sido vista apenas em modelos de competição e auxiliava muito na dristribuição de peso do veículo, proporcionando um balanço quase perfeito. Mas para isso acontecer, o motor deveria ser posicionado atrás do piloto e à frente do eixo traseiro e isso era algo complicado para os engenheiros da época, que ainda preferiam montar o motor na dianteira.

A solução foi encontrada por Gianpaulo Dallara, projetista que conseguiu montar o motor e a caixa de marchas transversalmente, possibilitando um aumento de espaço para a cabine do carro, que teve seu radiador montado na frente mas em um ângulo que não atrapalhasse o desenho aerodinâmico do automóvel. Aliás, que desenho! É considerado um dos carros mais bonitos de todos os tempos, com linhas esportivas, sinuosas e que conseguiam ser agressivas e elegantes ao mesmo tempo.

 

Lamborghini Miura

Lamborghini Miura

Seu motor era um V12 de 4 litros com 350 cv e quatro carburadores, capaz de levar o Miura de 0 a 100km/h em cerca de 6 segundos e a uma velocidade máxima de 277 km/h. Em 1967, ano de seu lançamento oficial, esses números foram suficientes para que o Lamborghini Miura fosse o carro mais rápido do mundo.

 

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