Skip to content

Personagem da semana: Juan Manuel Fangio

28/07/2011

Fangio pilotou na Fórmula 1 entre 1950 e 1958, conquistou 5 títulos mundiais, venceu 24 corridas, largou na pole position 29 vezes num total de 51 corridas disputadas. Os fãs de Schumacher que me perdoem, mas esses números me impressionam muito mais que os do alemão dono da tantos recordes.

Esse primeiro parágrafo seria suficiente para demostrar a capacidade deste fantástico piloto argentino, mas existe muito mais por trás das estatísticas. Conhecido como “maestro”, Fangio morreu em 1995 aos 84 anos, mas o que ele fez nas pistas nunca será esquecido.

 

Juan Manuel Fangio

Juan Manuel Fangio

 

Uma das qualidades mais marcantes em seu estilo de pilotagem era a capacidade de vencer corridas sendo o mais lento possível, com isso ele forçava menos o carro, era menos propenso a erros, economizava combustível e se cansava menos do que quem pilotava de forma agressiva o tempo todo. Fangio também tinha uma percepção muito boa e sabia exatamente quando precisava andar no limite e quando não precisava, lembrando que ele fazia isso na década de 1950, quando não existia nenhuma comunicação por rádio ou algo parecido e os carros eram muito mais difíceis de pilotar.

 

Juan Manuel Fangio e Stirling Moss

Juan Manuel Fangio e Stirling Moss

 

Mesmo sendo mais velho do que seus concorrentes, esse argentino foi capaz de vencê-los também pela inteligência ao estar sempre ocupando cockpits de equipes vencedoras e trocando de time para estar sempre à bordo dos melhores carros.

Fangio era um piloto completo, as estatísticas não mentem, e ele sempre estará na memória de todos pois era um grande esportista e uma pessoa muito querida e respeitada por todos que o conheceram, inclusive Sir Stirling Moss, único que foi capaz de desafiar o grande maestro.

 

 

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: