Skip to content

Personagem da semana: Luigi Chinetti

04/08/2011

Este já falecido cidadão nascido na Itália e naturalizado americano é bem pouco conhecido, mas espero com este post contribuir para levar seu nome e suas curiosidades para o conhecimento de mais pessoas.

A descrição da carreira deste piloto é breve, mas seus feitos são bem interessantes com destaque para um, que beira o absrudo. Luigi venceu as 24h de Le Mans 3 vezes e foi o primeiro na história a alcançar esta marca, em 1949. Coincidentemente este ano foi a primeira vitória da Ferrari na famosa corrida, mas o carro foi o menor responsável pelo triunfo.

 

Ferrari 166M de 1949

Ferrari 166M de 1949

 

O mérito desta conquista vai para Chinetti e a explicação é bem simples. Seu companheiro de equipe (naquela época eram apenas dois pilotos por carro) estava passando mal e só conseguiu pilotar durante meia hora, ou seja, faltavam 23h30 de corrida. Nenhum problema para Chinetti, que correu durante esse desumano período e ainda fez o grande favor de dar a primeira vitória à Ferrari.

 

Luigi Chinetti à bordo da Ferrari 166M N° 22

Luigi Chinetti à bordo da Ferrari 166M N° 22

 

Eu já ia me esquecendo, ele também ganhou uma corrida em 1951 (pela Ferrari de novo) chamada Carrera Panamericana, uma competição de 5 dias e 3400 km no México, na qual ele era piloto e mecânico. Mas nada muito difícil para este grande piloto que viveu até os 93 anos.

 

Luigi Chinetti

Luigi Chinetti

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: