Skip to content

Personagem da semana: Adrian Newey

25/08/2011
Adrian Newey

Adrian Newey

 

Apesar de não ser piloto, Newey tem inúmeros títulos na Fórmula 1, todos conquistados com sua capacidade de raciocinar, projetar e construir carros vencedores.

Sua tese de faculdade foi sobre o efeito solo na aerodinâmica, fato que chamou a atenção e abriu as portas da categoria máxima do automobilismo através de um contrato assinado com a equipe Fittipaldi em 1980. No ano seguinte, ele foi para a March e esteve envolvido em vários projetos, incluindo a Fórmula 2 e a Indycar. Nesta equipe se tornou designer chefe e em 1990 diretor técnico, quando o time passou a se chamar Leyton House, mas depois de resultados fracassados foi demitido.

 

Leyton House de 1990

Leyton House de 1990

 

Depois disso aconteceu o momento mais importante de sua carreira, quando se uniu a Patrick Head e Frank Williams. Entre 1991 e 1997, os carros projetados por Adrian Newey ganharam 58 grandes prêmios e conquistaram 4 títulos mundiais. A importância de um carro bem projetado ficou muito clara em 1992, quando Senna não foi capaz de impedir uma temporada dominada por Mansell e sua Williams.

 

Williams de 1992

Williams de 1992

 

Em 1994, Ayrton Senna morreu em um carro projetado por Newey, fato que o atormentou e se arrastou durante anos com acusações, mas culminou com sua inocência total de qualquer fato em 2005. Em 1996, Adrian trocou de time e foi para a McLaren, ganhando dois títulos mundiais com Mika Hakkinen.

 

McLaren de 1998

McLaren de 1998

 

Em 2008, Newey continuou a escreve sua história de sucesso ao ser contratado pela RedBull. Naquele ano os resultados ainda não foram totalmente satisfatórios, mas em 2009 suas capacidades apareceram com um carro que venceu 5 corridas e esteve presente em 14 pódios. Em 2010 foi dado mais um passo adiante e seu carro ganhou os títulos de pilotos e construtores, além de ter conquistado 15 pole positions.

2011 ainda não terminou, mas o domínio continua e Sebastien Vettel domina o campeonato com uma ampla vantagem sobre seus rivais pilotando mais um RBR projetado por Newey.

 

RB6 de 2010

RB6 de 2010

 

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: