Skip to content

Clássico da semana: Honda NSX

06/09/2011

O honda NSX foi um esportivo japonês desenvolvido sob a supervisão do primeiro piloto da McLaren (que usava motores honda) na época, Ayrton Senna. Eu poderia terminar o texto por aqui, pois se o carro estava bom para Senna, provavelmente estaria bom demais para qualquer outra pessoa.

Em 1984, a Honda contratou o estúdio de design italiano Pininfarina para desenvolver um protótipo para seu novo esportivo, o HP-X (Honda Pininfarina Experimental), com um motor central V6 de 2.0 litros. Esse projeto evoluiu para o NS-X (New Sportscar Experimental) prototype. O alvo da honda era a Ferrari 348 e seu objetivo era ter melhor performance, melhor confiabilidade e menor preço. Por esse motivo, o motor adotado foi um V6 central de 3.0 litros com 270 cv.

Honda HP-X de 1984

Honda HP-X de 1984

Honda NSX (com Senna ao volante)

Honda NSX (com Senna ao volante)

Na ocasião de seu lançamento, em 1990, o NSX foi o primeiro carro do mundo a ter monocoque, carroceria e suspensão de alumínio. Com o uso desse material, esses componente foram responsáveis por uma redução de 220 kg no peso final do automóvel. Além da leveza, seu chassi era muito rígido, graças aos testes com Ayrton, que contribuiu para o desenvolvimento da ótima estabilidade do carro.

O NSX cumpriu o que a Honda queria. Possuia tecnologia, velocidade, durabilidade, confiabilidade e preço menor que a Ferrari. Foi um sucesso ao redor do mundo e também em competições e continua sendo um ícone entre os esportivos, pois trouxe inovações e qualidade, além de ser um concorrente dos esportivos italianos, fato que rendeu o apelido de Ferrari japonesa.

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. Lucas Haas permalink
    16/09/2011 21:52

    Massa o blog! Gostaria de sugerir uma notinha sobre o Bentley Blower, aquele britânico pra lá de invocado! E algumas fotos daquele Pennzoil Nismo GTR 1998 seria bom também, hehe, é um fodão das pró streets. abraço!

    • 17/09/2011 12:18

      Valeu Lucas! Pode deixar que os dois já estão nos planos, merecem lugar aqui! Obrigado pelas sugestões e fica de olho que tem muita coisa boa a caminho. Abraços!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: