Skip to content

Personagem da semana: Bruce McLaren

08/09/2011
Bruce McLaren

Bruce McLaren

 

Leslie Bruce McLaren foi um piloto com uma carreira promissora mas que terminou com um acidente fatal em 1970, na Fórmula 1. Apesar de nunca ter conquistado nenhum título pilotando, a fábrica de carros de corrida que fundou em 1963 conseguiu muitos êxitos, inclusive na Fórmula 1.

Apesar da Doença de Perthe que teve na infância, deixando-o paralisado por meses e como sequela uma perna 5 cm menor que a outra, Bruce McLaren foi um bom piloto, chegando à Fórmula 1, na equipe Cooper, em 1958. Na sua corrida de estreia em Nurburgring chegou em quinto e sua primeira vitória chegou no Grande Prêmio dos Estados Unidos no ano seguinte. Ele ficou na Cooper até 1965 e conseguiu resultados consistentes apesar de correr com um equipamento inferior, fato que lhe rendeu uma reputação de bom piloto.

 

McLaren M2B de 1966

McLaren M2B de 1966

 

Em 1963 ele já desenvolveu um primeiro carro para disputar um campeonato na Tasmânia e conquistou o título à bordo de seu próprio veículo. Em 1965, Bruce saiu da Cooper e viu a oportunidade de criar seu prórpio carro de Fórmula 1, chamado de M2B. A temporada de estreia não foi fácil, com apenas 3 pontos conquistados e muitas falhas mecânicas. Depois de muitas dificuldades, apenas em 1968 ele conseguiu sua primeira vitória pilotando seu próprio carro e chegou em segundo lugar duas vezes.

A temporada de 1969 continuou mostrando um desempenho bom de Bruce e seu carro, mas em 1970, quando conseguiu uma melhora de rendimento, Bruce sofreu um acidente fatal numa sessão de testes após a terceira etapa do campeonato. Mesmo com essa notícia trágica, seu legado continuou pelas mãos de Teddy Mayer, seu sócio desde o início em 1963.

O resto é uma história de sucesso nas pistas, com inúmeros títulos de pilotos e construtores.

 

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: