Skip to content

Personagem da semana: Jack Brabham

15/09/2011
Jack Brabham

Jack Brabham

O nome é familiar para quem conhece de Fórmula 1, já que Sir John Artur Brabham foi o fundador da famosa equipe Brabham que já teve Nelson Piquet como piloto e Bernie Ecclestone como dirigente. No entanto, sua história no automobilismo não se resume à criação de uma equipe de sucesso, como muitos pensam. Jack Brabham era um ótimo piloto e foi campeão de Fórmula 1 “apenas” 3 vezes.

Antes da carreira no automobilismo, ele foi mecânico da Royal Australian Air Force e em 1948 começou a correr com automóveis na Austrália. Depois disso foi correr na Inglaterra e seu conhecimento em mecânica aliado à pilotagem chamou a atenção da equipe Cooper, da qual fez parte tanto ao volante, como ajudando na construção dos carros. Com o time foi campeão da Fórmula 1 em 1959 e 1960.

Seu primeiro título veio em condições marcantes. A última corrida do campeonato era Sebring, nos Estados Unidos, e três pilotos estavam na briga: Jack Brabham, Stirling Moss e Tony Brooks. Para Brabham bastava chegar em quarto e foi o que ele fez, mesmo depois de ficar sem combustível na reta final e empurrar o carro para terminar a corrida.

Jack empurrando o carro sem combustível para garantir o campeonato de 1959

Jack empurrando o carro sem combustível para garantir o campeonato de 1959

Em 1962 foi a estreia da equipe que levava seu nome, criada em parceria com o amigo Ron Tauranac. Em 1966 ele foi campeão pilotando o próprio carro, o que é um feito único até os dias de hoje. Mais um fato curioso: Brabham é o campeão de Fórmula 1 mais velho ainda vivo.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: