Skip to content

Clássico da semana: Mercedes 300 SL

20/09/2011
Mercedes 300 SL

Mercedes 300 SL

 

O título do post poderia ser “colírio para os olhos”, mas mantive o formato habitual. O Mercedes 300 SL é mais do que bonito, é especial, clássico e muito moderno para sua época.

Foi apresentado em 1954 como um carro de corrida para as ruas, repleto de tecnologia. Era muito leve e resistente, sua carroceria era de metal e alumínio e por baixo existia uma chassi tubular, cujo formato não permitia portas “normais”, daí surgiu o formato característico de suas portas, chamadas de asas-de-gaivota.

 

Mercedes 300 SL

Mercedes 300 SL

 

Mercedes 300 SL

Mercedes 300 SL

A tecnologia não parava por ai. Com 4,5 metros de comprimento, pesava menos de 1300 kg. A combinação de baixo peso e motor moderno fez desse carro o mais rápido do mundo naquela época. Falando em motor, era um 3.0 l, 6 cilindros em linha com 215 cv. Foi o primeiro motor 4 tempos do mundo a ter injeção direta de combustível, tecnologia que hoje ainda é considerada moderna. O carro mais rápido do mundo em 1954 não devia ser muito veloz nos dias de hoje. Melhor não pensar assim, pois sua velocidade máxima era de impressionantes 260km/h.

Seu desenvolvimento foi baseado no Mercedes 300 SL de 1952, que ficou em 1° e  2° nas 24 horas de LeMans daquele ano. Esse carro foi o precursor do que chamamos de supercarros hoje, automóveis desenvolvidos com base em bólidos de corrida feitos para andar nas ruas, sempre com altos níveis de performance e tecnologia. Nesse caso, além do desempenho, era uma escultura belíssima sobre rodas, definitivamente um dos carros mais bonitos que já existiram. Apreciem sem moderação!

 

Mercedes 300 SL de 1952

Mercedes 300 SL de 1952

 

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: