Skip to content

Clássico da semana: Volkswagen Golf GTi

27/09/2011
Volkswagen GTi (1ª geração)

Volkswagen GTi (1ª geração)

O Volkswagen Golf foi lançado em 1974, com a árdua tarefa de substituir o Beetle (nosso famoso Fusca). A missão era imprescindível para que a montadora sobrevivesse, pois perdia terreno em vendas para marcas que apresentavam modelos mais modernos, com tração traseira e motores dianteiros refrigerados à água. O Golf foi desenvolvido com a tecnologia da Audi (pertencente ao grupo VW) em motores e em tração dianteira, possibilitando boa performance, baixo peso e mais espaço em um carro compacto. Seu projeto começou em 1969, foi desenhado por Giugiaro e ao ser lançado cinco anos depois, estabeleceu um novo padrão de carro compacto, seguido até hoje.

A história completa desse sucesso de vendas poderia render livros inteiros, mas gostaria de enfatizar o modelo esportivo derivado do Golf, chamado GTi. Lançado em 1975, foi o primeiro hot hatch com grande apelo de vendas em todo mundo. Tinha um motor 4 cilindros 1.6 L de 110 cv, o que pode parecer pouco, mas por pesar apenas 790 kg, tornou-se referência em performance e agilidade para carros compactos.

Volkswagen Golf GTi (a última e a primeira)

Volkswagen Golf GTi (a último e o primeiro)

Evolução do Volkswagen Golf GTi

Evolução do Volkswagen Golf GTi

O Golf GTi passou por muitas alterações ao longo de sua existência, sempre acompanhando as versões mais “calmas” do modelo, que até hoje são apresentadas antes. O carro cresceu de tamanho e peso, o que justifica a reclamação de muitos fãs, pois o carro deixou grande parte de sua agilidade original para trás. Essas críticas foram ferozes até a 5ª geração do modelo, que durou até 2007. A 6ª e atual versão do GTi calou grande parte dos críticos, pois voltou a apresentar um comportamento dinâmico exemplar e performance invejável, sendo até considerado o melhor hatch esportivo em 2008 por publicações famosas, entre elas a inglesa Top Gear.

O Volkswagen Golf continua sendo a referência do segmento, tornou-se o carro mais vendido da marca em todos os tempos, superando até o Beetle. O GTi acompanha o sucesso, mantendo uma legião de fiéis seguidores dos hot hatches, categoria popularizada por ele.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: