Skip to content

Personagem da semana: Jean Alesi

29/09/2011
Jean Alesi

Jean Alesi

 

Muitos devem estar achando estranho esse personagem, com perguntas do tipo “o que ele fez pra merecer esse post?”, então vamos às explicações. Giovanni Alesi, francês de família italiana, iniciou sua carreira no automobilismo a partir da paixão pelos rallies. Apenas em 1986 foi graduado ao campeonado francês de Fórmula 3 e correndo praticamente sem patricínios impressionou a todos sendo vice-campeão. Em 1987 conquistou o campeonato e no ano seguinte foi disputar a Fórmula 3000 internacional.

Em 1989, Alesi recebeu um convite para a Fórmula 1, que aceitou e conseguiu conciliar com o cameponato de Fórmula 3000, do qual foi campeão. Seu estreia na Fórmula 1 pela decadente Tyrrel não podia ser melhor, conseguindo um improvável 4º lugar. O ano de 1990 começou de forma fantástica no Grande Prêmio dos EUA, quando liderou 25 voltas, foi ultrapassado duas vezes por Ayrton Senna (na primeira ultrapassagem ele tomou o primeiro lugar de volta) e terminou a corrida em segundo. O GP de Mônaco foi o palco do show seguinte, quando terminou em segundo novamente. Não se esqueça que ele pilotava uma péssima Tyrrel!

 

Senna e Alesi disputando a liderança do GP dos EUA

Senna e Alesi disputando a liderança do GP dos EUA

 

Alesi na Ferrari

Alesi na Ferrari

 

Depois desse início de temporada, aconteceu uma disputa acirrada entre Tyrrel, Williams e Ferrari para ter Jean Alesi no cockpit, que assinou com a última. Infelizmente durante os anos na equipe vermelha ele não teve um carro bom para ganhar corridas e essa talvez tenha sido a pior fase na história da Ferrari. Mas no GP do Canadá de 1995 Alesi ganhou sua primeira e única corrida na Fórmula 1.

Em 1996 Alesi foi para a Benetton e teve seu melhor ano na carreira, terminando o campeonato em 4º lugar. A partir de 1998 sua carreira foi caindo a bordo de carros fracos de Sauber, Prost Racing e Jordan, até que em 2002 foi para o campeonato alemão de turismo, onde ficou até 2006 e conquistou algumas vitórias. Nos anos de 2008 e 2009 Alesi se juntou a outros ex-pilotos de Fórmula 1 (Johnny Herbert, Christian Danner, Ukyo Katayama, Stefan Johansson, JJ Lehto, Giani Morbidelli, Alex Yoong e Jacques Villeneuve) no Speedcar Series, ganhando duas corridas em cada ano.

Atualmente Jean Alesi é parte integrante do Lotus Team como uma espécie de embaixador e piloto de testes do projeto T125. Ele sempre foi um guerreiro, chegou onde chegou graças à pilotagem e não ao dinheiro, não teve sorte com os carros que pilotou na Fórmula 1 e teve os melhores adversários que poderiam existir (o famoso quarteto Senna, Piquet, Mansell e Prost). Mas nunca se queixou, se lamentou ou parou de lutar, muito menos deu passagem pro primeiro piloto da equipe. Alesi sempre foi muito carismático e querido. Acho que tem motivos suficientes para merecer um post só para ele neste blog.

 

 

 

Anúncios
3 Comentários leave one →
  1. 29/09/2011 22:33

    Verdade seja dita, ” Era um grande piloto”…!

    • 29/09/2011 22:36

      Sem dúvida Paulo! Gostava demais dele na Fórmula 1.
      Obrigado pelas participações no blog!
      Grande abraço!

  2. 10/09/2016 15:15

    Se fosse pra Willians, teriam ganho os construtores em 1991. Com ele lá e um Nannini inteiro, Senna e Schumacher teriam tido muito mais trabalho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: