Skip to content

Clássico da semana: Cadillac Eldorado

11/10/2011
Cadillac Eldorado de 1953

Cadillac Eldorado de 1953

 

Mais norte-americano impossível! Este carro ficou em produção de 1953 até 2002, fato que lhe rendeu o título de veículo pessoal de luxo mais duradouro dos Estados Unidos. Seu nome deriva do espanhol “el dorado”, que significa dourado e o modelo teve muitas versões ao longo desse tempo, permanecendo sempre próximo ao topo da linha Cadillac.

A primeira geração era conversível e belíssima, esbanjava luxo e charme. Seu pára-brisas envolvente foi copiado em muitos carros, eram oferecidas 4 cores de carroceria e 2 para o teto e na época custava caro, quase 8.000 dólares. A geração seguinte, lançada em 1954, perdeu o estilo único ao compartilhar a carroceria com outros modelos da Cadillac, possibilitando redução no preço e um aumento de vendas. Em 1955 o carrão ganhou um estilo próprio de traseira e em 1956 surgia o primeiro não conversível, chamado de Eldorado Seville.

 

Cadillac Eldorado de 1956

Cadillac Eldorado de 1956

 

A versão de 1957 trouxe mais luxo, um desenho mais característico, conhecido como Eldorado Brougham. Era um enorme 4 portas de capota rígida de aço inoxidável, suspensão à ar, regulagem elétrica com memória para os assentos, entre outros mimos que elevavam o valor do carro para mais de 13.000 dólares, mais até do que alguns Rolls Royce. O modelo apresentado em 1959 tinha um dos desenhos mais clássicos entre todos os automóveis americanos, conhecido como Biarritz, tinha  enormes “rabos-de-peixe” na traseira e até uma versão conversível rosa, muito extravagante. Além disso, custava 1 dólar a mais que a geração anterior.

 

Cadillac Eldorado de 1957

Cadillac Eldorado de 1957

 

Cadillac Eldorado de 1959

Cadillac Eldorado de 1959

 

A partir de 1965 o Eldorado começou a passar por transformações mais radicais de design, ficando com linhas mais retas  menos charmosas, especialmente para os admiradores do carro. Ele passou a compartilhar peças com Oldsmobile Toronado e Buick Riviera e tinha um desenho mais esportivo. Sua performance foi bastante elogiada inclusive em curvas e usava enormes motores V8. O Cadillac continuou bastante estiloso até 1978, época da crise do petróleo na qual se buscavam reduções no consumo dos automóveis. A partir de 1979 foram adotados motores e carroceriais menores para o Eldorado, que ficou muito parecido com muitos outros carros norte-americanos.

 

Cadillac Eldorado de 1967

Cadillac Eldorado de 1967

 

Cadillac Eldorado de 1979

Cadillac Eldorado de 1979

 

Permaneceu até 2002 em produção com vendas em queda ano a ano. O carro apenas sobreviveu até que se encerrassem suas vendas, como muitos outros clássicos dos Estados Unidos, que perderam a identidade ao longo dos anos para se adaptarem às novas leis e regras e com isso caíram no esquecimento, se tornando carros sem muito estilo e personalidade.

 

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. JONNI permalink
    26/03/2012 13:49

    QUANTOS COSTA O DE 1965 TO AFIM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: