Skip to content

Personagem da semana: Colin McRae

20/10/2011
Colin McRae

Colin McRae

 

Para quem gosta de jogos de pc e videogame, esse nome soa bastante familiar, pois existe uma infinidade de títulos de games com o nome dele. McRae começou pilotando motos de trial, mas se interesse sempre foi maior pelas 4 rodas. Com 16 anos já competia com Mini Coopers e com 17 participou de um Rally na Escócia, onde nasceu, chegando em primeiro na sua categoria.

Em 1986, com 18 anos, participou do campeonato escocês de rally e rapidamente começou a ser admirado por sua velocidade e pelo seu estilo de pilotagem. Em 1988 foi campeão com uma performance arrebatadora à bordo de seu Vauxhall Nova (equivalente do corsa na Inglaterra). Sua primeira prova no mundial de Rally foi com esse carro em 1987. Dois anos depois disputou o campeonato com um Ford Sierra Cosworth, ficando em 15º na classificação geral e conseguindo um 5º lugar na última prova do ano, com um carro de tração traseira, menos comum que os carros campeões de tração nas quatro rodas.

 

Colin McRae dirigindo o Subaru Impreza

Colin McRae dirigindo o Subaru Impreza

 

Em 1990 Colin conseguiu ficar em 6º na classificação geral do WRC apesar de muitos acidentes. No ano seguinte ele se tornou profissional e assinou contrato com a equipe prodrive, passando a pilotar o Subaru Impreza. Nos anos de 1991 e 1992 ele foi campeão do campeonato inglês de rally. Em 1993 as coisas começaram a ficar realmente sérias. McRae foi promovido e passou a pilotar o Subaru do Grupo A, ao lado dos pilotos finlandeses Ari Vatanen (um de seus ídolos), Hannu Mikkola e Markku Alén. Neste ano ele conquistou sua primeira vitória, que foi também a primeira vitória de um recém promovido da Subaru.

 

Colin McRae dirigindo o Ford Focus

Colin McRae dirigindo o Ford Focus

 

Apenas 2 anos depois, em 1995, McRae foi o piloto mais novo a ser campeão mundial de Rally, recorde que ainda é dele. Além disso, ajudou a Subaru a conseguir três títulos mundiais de construtores seguidos (1995, 1996 e 1997). Depois disso, apesar de muitas vitórias e trocas de equipe, não conseguiu ser campeão novamente, mas mesmo assim é considerado um dos melhores piloto de Rally de todos os tempos. Em 2007, com apenas 39 anos, Colin McRae sofreu um acidente fatal no helicóptero que pilotava. Na ocasião morreu também um de seus filhos e 2 amigos. O grande piloto virou um mito. Um gênio agora inalcançável, depois de uma morte prematura e inesperada, seus fãs continuam fiéis.

 

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. 20/10/2011 23:56

    Grande personagem da semana! McRae construiu uma história “no mundo do rally” impecável. Digno de ser lembrado.

    • 23/10/2011 19:31

      É verdade. Mesmo com “apenas” um título é considerado por muita gente o melhor piloto de Rally de todos os tempos.
      O vídeo mostra que ele não brincava em serviço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: