Skip to content

Personagem da semana: Ferruccio Lamborghini

27/10/2011
Ferruccio Lamborghini e duas de suas criações

Ferruccio Lamborghini e duas de suas criações

 

Sobrenome familiar, não é? Pois bem, hoje o post é dedicado a este italiano, cujo nome completo é Ferruccio Elio Arturo Lamborghini (1916-1993). Seu legado se inicia em 1948, com a fundação da Lamborghini Trattori, que rapidamente se tornou um importante fabricante de máquinas para agricultura no pós-guerra. Seus tratores com pintura preta e branca se tornaram comuns na Itália, pois sua produção ultrapassava 1000 unidades ao ano. Uma curiosidade interessante: seu primeiro trator era chamado de Carioca.

Ferruccio era um empreendedor nato. Depois do sucesso nos tratores, abriu uma empresa de aquecedores movidos a óleo, uma outra empresa de condicionadores de ar e tentou até construir helicópteros. Ainda bem que ele não parou por ai. Como todo bom italiano, gostava de carros esportivos e da Ferrari. Em 1958, quando já era um empresário bem sucedido, viajou a Maranello para comprar uma Ferrari 250 GT. Comprou alguns outros modelos da marca depois disso e achava os carros muito bons, mas barulhentos e despreparados para andar nas ruas. Tomou a liberdade de classificá-los como carros de corrida adaptados para as ruas, com interior simples demais.

Ferruccio percebeu que as Ferraris eram equipadas com embreagens frágeis, obrigando-o a inúmeras visitas a fábrica para efetuar os reparos necessários. Neste momento, ele já estava insatisfeito com os serviços da marca e além disso não conseguiu a atenção de Enzo Ferrari, que bancou o orgulhoso. Com isso, Lamborghini modificou sua Ferrari 250 GT e a tornou melhor. Isso deu motivação para que ele entrasse no mundo dos automóveis decidido a criar um esportivo rápido mas confortável, um verdadeiro GT que ninguém era capaz de produzir na época.

 

Lamborghini 350 GT (primeiro esportivo da marca)

Lamborghini 350 GT (primeiro esportivo da marca)

 

Lamborghini Miura

Lamborghini Miura

 

Lamborghini Gallardo LP 570-4

Lamborghini Gallardo LP 570-4

 

Foi a partir de um descontentamento que surgiu a fantástica Lamborghini, capaz de fazer frente a qualquer superesportivo do mundo. Seus carros são sempre belos, velozes e com uma pitada de loucura, fácil de ser percebida nas famosas portas que se abrem como tesouras e nas cores berrantes de suas máquinas. Abaixo estão as partes de um ótimo documentário sobre a marca. Vale a pena assistir!

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: