Skip to content

Clássico da semana: Lancia Delta HF Integrale

01/11/2011
Lancia Delta HF Integrale

Lancia Delta HF Integrale

 

Pensei em escrever sobre toda a história do Lancia Delta, desde a primeira geração de 1979 até a atual, mas o carro que sempre me chamou a atenção foi o HF Integrale. Era a versão apimentada do modelo comum, que era um hatch médio bastante convencional. O desenho da primeira geração, com linhas retas e bastante característico foi desenhado por Giugiaro (assim como o Fiat Uno, Lotus Esprit etc) e ficou em produção de 1979 até 1994, que é o intervalo de tempo que me interessa mais.

O Delta HF surgiu em 1986, quando foi abolido o grupo B do campeonato mundial de rally, ficando o grupo A como principal. O foco de seu desenvolvimento foi criar um competidor à altura dos melhores carros de rally da época, aproveitando e potencializando suas qualidades, como a estabilidade muito elogiada. Depois dele surgiu o HF Integrale, com um avançado sistema de tração nas quatro rodas, um poderoso motor 4 cilindros turbo e interior bem acabado e equipado.

 

Lancia Delta HF Integrale

Lancia Delta HF Integrale

 

O desenvolvimento não parou por ai. Depois do Lancia Delta Integrale 8 válvulas, veio o 16 válvulas, depois e Integrale Evoluzione e por último, em 1993, o Evoluzione II. A potência chegou a 212 cv. Com isso, gastava apenas 5,7 segundos de 0 a 100 km/h e uma alcançava uma velocidade máxima de 220 km/h. Se o carro de rua tinha essa performance, imagine o de competições.

O Lancia Delta dominou o mundial de rally por alguns anos, conquistando 46 vitórias, 6 títulos de construtores seguidos (de 1987 a 1992) e 4 títulos mundiais de pilotos (1987, 1988, 1989 e 1991). Esse carro marcou época pelo seu desenho, pelo prestígio que a Lancia ainda tinha, pelo domínio nos rallies e também pelo ronco do nervoso motor.

 

 

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: