Skip to content

Personagem da semana: Gordon Murray

03/11/2011
Gordon Murray

Gordon Murray

 

Muito se fala hoje de Adrian Newey, o gênio por trás dos carros invencíveis da Red Bull na Fórmula 1. Já dediquei um post a ele, merecidamente. Mas hoje gostaria de lembrar um outro mestre nos projetos de carros, o sul-africano Gordon Murray. Estudou engenharia mecânica e já na faculdade projetou e pilotou seu próprio carro, o IGM Ford, nos anos de 1967 e 1968.

No ano seguinte, Murray se mudou para a Inglaterra na tentativa de conseguir um emprego na Lotus, mas um vaga foi oferecida na Brabham, equipe de Fórmula 1. Ele ficou lá até 1986 e projetou muitos carros vencedores, sempre trazendo inovações não apenas no design dos carros mas também nas estratégias das corridas. Os dois primeiros títulos mudiais de Nelson Piquet foram à bordo de Brabhams projetados por Gordon Murray.

 

Brabham BT55

Brabham BT55 de 1986

 

Seu último ano na equipe foi um desastre. Projetou um carro extremamente ousado e inovador, o BT55, com foco na redução da altura do carro e de seu centro de gravidade. O ano foi um fracasso, mas graças a esta ideia, um dos carros de corrida mais fantásticos já produzidos surgiu. Entre 1987 e 2006, Gordon Murray foi diretor técnico da McLaren. No ano de 1988, Ayrton Senna conquistou seu primeiro título pilotando o McLaren MP4/4, um carro simplesmente imbatível com a melhor dupla de pilotos da época (Senna e Prost). Das 16 corridas disputadas no ano, o carro projetado por Murray venceu 15. Domínio total da temporada. Depois ainda vieram mais alguns títulos com a McLaren.

 

McLaren Mp4/4 de 1988

McLaren Mp4/4 de 1988

 

Ele não marcou a história apenas na Fórmula 1, mas nos carros de rua também. Gordon Murray assinou o projeto do McLaren F1, lançado em 1991 e durante muito tempo o carro mais rápido do mundo, com a clássica disposição de 3 lugares, na qual o motorista fica no centro. Também participou do desenvolvimento do Mercedes McLaren SLR, um supercarro confortável e muito veloz, além de lindo. Atualmente ele se dedica a outros projetos, com sua própria empresa. Dois já começaram a chamar a atenção: um é um minicarro urbano esportivo e outro é um esportivo conversível elétrico. Ainda estão em desenvolvimento, mas vindo de Gordon Murray, podemos esperar bons projetos.

 

McLaren F1

McLaren F1

 

Mercedes McLaren SLR

Mercedes McLaren SLR

 

Aqui vai o site dele:

http://www.gordonmurraydesign.com

 

T.25 Concept

T.25 Concept

 

Teewave AR.1 Concept

Teewave AR.1 Concept

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: