Skip to content

Clássico da semana: Ferrari F40

08/11/2011
Ferrari F40

Ferrari F40

A Ferrari F40 foi lançada para a comemoração de 40 anos da marca italiana e também para suceder a 288 GTO. Foi produzida entre 1987 e 1992 e até 1989 era a Ferrari mais rápida, potente e cara do mundo. Enzo Ferrari, fundador da marca, estava com 90 anos e queria desenvolver um último esportivo, capaz de rivalizar com o Porsche 959 e a Lamborghini Countach.

O desenvolvimento da F40 começou nas pistas, ainda em 1984, a partir do projeto da 288 GTO Evoluzione, que estava sendo preparada para correr no Grupo B da FIA. No entanto, em 1986, a FIA decidiu abolir a categoria. Então, a partir das 5 unidades da Evoluzione que ficaram, surgiu a F40.

Era um verdadeiro carro de corrida para andar nas ruas. Não tinha rádio, nem condicionador de ar ou carpetes. Essa falta de luxos era justificada: o carro precisava ser muito leve. Alguns vidros foram subtituídos por plásticos, as maçanetas internas deram lugar a fitas de nylon e a pintura era tão fina que era possível ver a textura da fibra de carbono por baixo. O carro usava também kevlar e alumínio, em uma estrutura super leve e rígida. Seu desenvolvimento foi repleto de testes aerodinâmicos e tecnologia vinda da Fórmula 1.

Ferrari F40

Ferrari F40

Seu motor era um fantástico 2.9 L, V8 biturbo que desenvolvia 478 cv. Como o carro pesava apenas 1.100 kg (o equivalente a um carro compacto), seu desempenho era fenomenal. Zero a 100 km/h em 3,8 segundos e 0 a 200 km/h em 11 segundos. Foi o primeiro carro de produção a ultrapassar os 320 km/h (chegava a 324 km/h).

A Ferrari F40 marcou época e me marcou muito, sempre fui fã desse carro e o considero a melhor Ferrari que já existiu. Uma máquina feita desde o início como um carro de corrida para as ruas, mais veloz do que qualquer concorrente e entregando a potência de uma forma brutal. Um carro para quem gosta de carros e sabe domá-los.

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. 26/12/2013 23:26

    I do like the manner in which you have framed this issue plus it does present me a lot of fodder for consideration. Nonetheless, from just what I have seen, I just hope when the opinions pile on that individuals stay on point and not get started upon a soap box involving some other news of the day. Anyway, thank you for this exceptional point and though I do not agree with the idea in totality, I regard your viewpoint.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: