Skip to content

Personagem da semana: Anísio Campos

18/11/2011
Anísio Campos com o Óbvio!

Anísio Campos com o Óbvio!

 

José Anísio Barbosa de Campos é um projetista de carros brasileiro, que fez história ao criar modelos ousados, tanto para as ruas como para as pistas. Mesmo com 77 anos de idade, continua em atividade, trabalhando com design, fotografia, pintura e principalmente projetos de carros, sua grande paixão. Sua história se mescla com a indústria automobilística nacional, pois algumas de suas criações são verdadeiros mitos, como o Puma DKW e o Carcará.

Sua criatividade foi sendo desenvolvida desde criança, quando observava o estilo de pintores famosos e depois tentava copiá-los. “Pratique a observação”, diz Anísio. Pelo jeito a técnica funciona, mas não há como negar que seu talento está acima da média.

Anísio ganhou o Troféu 1966 Quatro-Rodas com o Puma DKW, que elegia o carro brasileiro com o melhor design. Dentre os juízes estava Nuccio Bertone, um dos maiores designers de carros de todos os tempos.

 

Puma DKW

Puma DKW

 

No mesmo ano, um projeto pioneiro e extremamente ousado foi lançado e se mantém absoluto até hoje: o Carcará. O carro tinha linhas muito aerodinâmicas e foi projetado para quebrar recordes de velocidade e até hoje detém a melhor marca para veículos com motor de 1 L. Seu propulsor era um caso à parte: um DKW de 1.100 cilindradas, que depois da preparação, pulou de 44 cv para 104 cv. Isso foi suficiente para que o carro estabelecesse o recorde de 214,477 km/h.

 

Carcará

Carcará

 

Em 1968 projetou o AC (iniciais de Anísio Campos), que foi o primeiro protótipo de competição projetado e construído em série para atender ao calendário do automobilismonacional. Quem produziu foi a Puma e seu estilo seguia o dos carros de CAN AM (protótipos do Canadá e dos Estados Unidos). Seu projeto foi desenvolvido para acomodar diferentes posições de radiadores de água e óleo, assim como motores de diferentes proporções, sempre na posição central.

 

Anísio Campos à bordo do AC em 2010

Anísio Campos à bordo do AC em 2010

 

Alguns tempo depois, no início dos anos 1980, um novo projeto de Anísio chama a atenção do Brasil e do mundo: o Dacon 828. Era uma proposta de mini-carro urbano para dois ocupantes, com bom espaço interno e comportamento dinâmico mais esportivo. Ainda na mesma década, a Dacon passou a ser uma concessionária ligada à Volkswagen, representando marcas de prestígio como Maserati e Jaguar. Com a proibição de importações, a loja continou representando apenas BMW e Porsche e elaborando projetos exclusivos e personalizados, entre eles o Dacon 828.

 

Dacon 828

Dacon 828

 

Até hoje Anísio Campos continua em atividade. Recentemente esteve envolvido no projeto do mini-carro Óbvio!, que chegou a ser apresentado nos EUA mas teve problemas no fornecimento de motores. Suas ideias não param, assim como os carros que criou, que até hoje são muito desejados e representam muito bem a história do design automotivo do Brasil.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: