Skip to content

Clássico da semana: Saab 99

22/11/2011
tags: , , , ,
Saab 99

Saab 99

 

A Saab é uma marca sueca com uma história bastante conturbada, especialmente nas últimas duas décadas. A marca já foi vendida várias vezes e está à beira da falência há muitos anos. Eu sempre gostei dos carros da Saab, sempre foram carros muito seguros e com ótimo acabamento. É interessante perceber que nunca foram automóveis que se destacassem demais por esportividade, luxo, desempenho ou design, mas sempre foram bons em todos os quesitos.

 

Interior do Saab 99 Turbo

Interior do Saab 99 Turbo

 

Um modelo que merece destaque na história da Saab é o 99. Ele foi apresentando em 1967 e seu projeto era chamado Gudmund. Foi desenvolvido para ser um carro maior que o 96 e cusiosamente apareceu pela primeira vez disfarçado com um emblema da Daihatsu, fabricante japonesa de carros. Durante o projeto, os engenheiros chegaram a pensar na utilização de um motor 2 tempos, mas a ideia foi descartada em prol de um 4 tempos.

Seu motor era um Triumph bastante inovador, com 4 cilindros e 1.75 L, inclinado em 45°, era como a metade de um V8. Foi logo subsituído por um 1.85 L, aumentando a potência de 86 cv para 108cv. Esses motores tinham problemas de durabilidade, então a Saab decidiu usar seu próprio motor de 1.85 L, que era montado de forma bastante curiosa na dianteira do carro, com a embreagem à frente do motor. O freio de mão do nosso amigo sueco também era “esquisito” e atuava nas rodas dianteiras, talvez trouxesse algum benefício na neve.

O modelo vendido nos EUA possuía um conjunto de faróis diferenciado, com 2 lentes circulares de cada lado, ao contrário dos faróis retangulares da versão européia. Apesar do design um pouco estranho, era um carro baixo e largo, com ótima estabilidade para a época e aerodinâmica digna de elogios.

 

Saab 99

Saab 99

 

Saab 99

Saab 99

 

O Saab 99 foi o último carro de rally da marca e um dos primeiros automóveis familiares do mundo a ser equipado com um turbo. Normalmente carros com essa configuração eram muito ariscos e difíceis de dirigir. A revista americana Popular Mechanics considerou o Saab 99 Turbo o segundo melhor carro turboalimentado de todos os tempos. A revista Wheels Magazine escreveu em 1978: “Compare os tempos em 4ª marcha e você vai perceber que o 99 Turbo é mais rápido que qualquer carro de 5 lugares entre 60 e 160 km/h.” Já a Modern Motor afirmou que era necessário dirigir o carro para perceber a força de aceleração interminável que o carro possuía.

A Saab criou muitos automóveis de alta qualidade, esse foi um deles. Espero que a marca encontre um caminho para continuar, pois com tantos elogios vindos de publicações renomadas, é uma pena que um legado tão importante termine por problemas financeiros, enquanto péssimos fabricantes (porém ricos) continuam firmes e fortes.

 

 

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: