Skip to content

Personagem: Enzo Ferrari

24/11/2011
Enzo Ferrari

Enzo Ferrari

 

Também conhecido como “il Commendatore”, Enzo Anselmo Ferrari criou uma das marcas mais famosas de carro de todos os tempos. Com esse sobrenome acho que nem preciso dizer qual é, não é verdade? Ele morreu em 1988, pouco depois do lançamento da Ferrari F40, aos 90 anos, e deixou um legado que nunca será esquecido.

Aos 10 anos de idade, seu pai o levou junto com seu irmão para assistir uma corrida de automóveis. A paixão foi imediata e Enzo decidiu que queria ser piloto também. Em 1916 perdeu o pai e o irmão, vítimas de uma doença que quase o matou também em 1918, a ponto de ser dispensado do serviço durante a I Guerra Mundial. Depois disso conseguiu um emprego numa pequena fábrica de automóveis como piloto de testes, fato que o impulsionou para as corridas em 1919. No ano seguinte trocou de emprego e foi trabalhar na Alfa Romeo.

Nos anos seguintes conseguiu relativo sucesso nas provas que disputou. Em 1923, depois de uma corrida, ganhou de sua mãe um emblema de um cavalinho rampante (que depois se tornou o síbolo da Ferrari), que foi recuperado dos destroços de um avião pilotado por Francesco Baracca. Em 1924, Enzo venceu a Coppa Acerbo, fato que encorajou a Alfa Romeu a oferecer uma vaga em corridas com maior prestígio, mas ele não aceitou e ficou sem correr até 1927. Em 1929 nasceu a Scuderia Ferrari, time de corrida da Alfa.

Enzo Ferrari preparava os carros de rua da marca e montou uma equipe com mais de 40 pilotos, dos quais continuou fazendo parte até 1932. Apesar dos esforços, foram conquistadas poucas vitórias e em 1937 a Alfa Romeo colocou Enzo como diretor esportivo, abaixo do engenheiro chefe, fato que o desanimou. Logo ele saiu da montadora, e por motivos contratuais não podia desenvolver outros carros por um prazo de 4 anos. Como resposta, ele fundou uma empresa de peças que eram fornecidas para outras montadoras e mesmo com a restrição trabalhou na construção de dois carros para a Mille Miglia de 1940.

 

Carros de Fórmula 1 da Ferrari

Carros de Fórmula 1 da Ferrari

 

Seu primeiro carro foi criado em 1948 para a corrida de Turim. A primeira vitória veio ainda no mesmo ano. A Ferrari é a única fabricante a participar de todos os campeonatos de Fórmula 1 desde o começo, em 1950. Depois disso a história é bem conhecida, com muitos campeonatos e vitórias em corridas como LeMans, carros de rua fantásticos, sempre voltados para a velocidade e paixão. O comportamento de Enzo comandando seus pilotos era controverso, pois ele os deixava muito pressionados para que rendessem ao máximo e demonstrava vínculo emocional com nenhum deles. Era um comandante, apaixonado e obcecado pelo que fazia, queria tudo funcionando sempre do seu jeito. Esse era Enzo, o homem que transformou um sobrenome no mais famoso fabricante de carros esportivos do mundo.

 

 

 

 

 

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: