Skip to content

Clássico da semana: Buick Riviera

06/12/2011
Buick Riviera 1963

Buick Riviera 1963

 

O nome Riviera apareceu pela primeira vez na linha da Buick para designar um modelo 2 portas sem colunas nas laterais. Isso foi em 1949 com o modelo Roadmaster Riviera, primeiro carro a utilizar este tipo de carroceria numa produção em massa. O nome continuou na linha como um complemento de outros modelos até 1962, quando foi lançado o Buick Riviera, novo lançamento da marca para veículo de luxo pessoal.

Ele foi apresentado como linha 1963 e não era nem esportivo nem familiar. Seu desenho foi baseado no conceito Silver Arrow I, que era bastante arrojado. Seus motores eram V8 de 6.5 L e 7.0 L com 325 cv e 340 cv respectivamente. Eram unidades presentes em modelos mais pesados que combinadas com sua transmissão continuamente variável Twin Turbine auxiliavam o Riviera a ter um ótimo desempenho. Era capaz de fazer 0 a 100 km/h em menos de 8 segundos e alcançar mais de 200 km/h. Além do bom desempenho, era considerado um carro muito bom de dirigir, com ótimo equilíbrio entre conforto e agilidade e tinha direção hidráulica de série.

 

Buick Riviera 1965

Buick Riviera 1965

 

Em 1965 foi introduzida uma versão especial chamada Gran Sport, que possuía melhoras na suspensão e no motor, apresentado desempenho mais esportivo. Entre 1963 e 1965 foram vendidos mais de 110 mil unidades, transformando o Riviera num verdadeiro concorrente do Ford Thunderbird. O Buick foi considerado um marco no design, tanto que Sergio Pininfarina disse “um dos mais belos carros americanos já feitos, marcando um retorno da simplicidade ao design americano”.

 

Buick Riviera 1966

Buick Riviera 1966

 

Buick Riviera 1969

Buick Riviera 1969

 

A partir de 1966 foi lançada a segunda geração, com poucas modificações no estilo da primeira geração, ficando maior, mais pesado e mais curvilíneo. Em 1969, pequenas alterações foram feitas na frente e na traseira. Em 1970 o carro foi reestilizado, com nova grade dianteira e novo conjunto de faróis.

 

Buick Riviera 1971

Buick Riviera 1971

 

Em 1971 foi apresentada uma reestilização mais radical, com uma traseira diferente conhecida como “boat tail” (traseira de barco). O carro continuava com um desenho muito bonito e diferente, com um desempenho ainda digno de respeito. De 1974 a 1999, mais redesenhos foram feitos, mas o Buick Riviera, como todos os carros americanos da época, caíram na mesmice. Perdeu a identidade, ficou parecido com todos os outros carros de luxo e perdeu o carisma. Em 2007 surgiu uma pequena esperança, na apresentação de um protótipo durante o Salão de Shangai, cujo nome Riviera retornou, mas até hoje nenhum anúncio oficial foi feito.

 

 

 

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: