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Clássico da semana: Mazda RX-7

13/12/2011
Mazda RX-7 1ª geração

Mazda RX-7 1ª geração

 

Sempre gostei de esportivos japoneses das décadas de 1980 e 1990. Fizeram parte da minha infância, estavam na moda e colocaram o Japão definitivamente entre as potências automobilísticas. Entre 1978 e 2002 a Mazda produziu o RX-7, esportivo famoso pelo motor inovador.

Ao longo da sua existência, foram lançadas 3 gerações bem definidas. A primeira foi produzida de 1978 a 1985 e chegou ao mercado com um motor rotativo Wankel de duplo rotor, que era pequeno e leve, atingia altas rotações e desenvolvia ótima potência com baixa cilindrada. Sua primeira versão era 1.1 L (1146 cc a partir de dois rotores de 573 cc cada um) e tinha 100 cv. Seu posicionamento era logo atrás do eixo dianteiro e a tração era traseira, conferindo ao carro um ótimo equilíbrio. A partir de 1981 o RX-7 passou a ser equipado com freios a disco nas quatro rodas (ventilados na frente) e diferencial autoblocante. Seu desempenho era muito bom para a época, considerando o tamanho do motor e seu consumo. Surpreendia ao fazer de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos e ao alcançar 190 km/h de velocidade máxima. De 1983 a 1985, foi adicionado um novo motor. Disponível para a versão topo de linha, a nova unidade tinha 1.3 L e desenvolvia 135 cv a 7000 rpm. Além disso, foram feitas melhorias na suspensão, para deixar o carro mais firme e com melhor estabilidade. Ao longo de sua existência, a primeira geração vendeu quase meio milhão de unidades.

 

Mazda RX-7 2ª geração

Mazda RX-7 2ª geração

 

Na segunda geração o carro passou por uma reformulação completa em todas as áreas. Este modelo, que ficou em produção de 1986 a 1991 vendeu cerca de 270 mil unidades. Com design inspirado no Porsche 944, o carro continuava com os motores rotativos, que produziam entre 146 cv e 202 cv. Este mais potente usava um turbo de dois estágios. O primeiro já funcionava em baixas rotações, para melhorar a resposta e o segundo estágio abria em altas rotações, entregando muito mais potência que a versão aspirada. Sua estabilidade em curvas era consideravelmente melhor do que a da primeira geração, pois possuía diversas melhorias na suspensão que evitavam a inclinação excessiva da carroceria. O sucesso foi comprovado com a eleição do RX-7 como carro do ano em 1986, segundo a revista Motor Trend. A segunda geração também apresentou um modelo conversível e uma edição especial comemorativa de 10 anos do carro, com pinturas, rodas e outros detalhes exclusivos.

 

Mazda RX-7 3ª geração

Mazda RX-7 3ª geração

 

Depois de tanto sucesso, chega a terceira e última geração em 1992. Ela ficaria até 2002, vendendo cerca de 70 mil veículos. Apesar da queda nas vendas, o carro manteve suas características principais, mas com um projeto novamente reformulado. Seu desenho mais curvilíneo continuava bonito e seu motor rotativo, melhor do que nunca. Com apenas 1.3 L chegou a desenvolver 276 cv, num carro com apenas 1200 kg. Em 1993 foi eleito o carro importado do ano pela revista Motor Trend e em 2007 foi considerado pela Road & Track “como o melhor Mazda de todos e um dos melhores carros esportivos do mundo”. A versão turboalimentada desta terceira geração do modelo tinha um funcionamento bem complexo. Eram dois turbos, um funcionava o tempo todo para proporcionar torque em baixas rotações e o segundo entrava em ação depois de 4000 rpm. Com isso, o carro tinha ótimo desempenho, mas acelerava de forma constante, sem trancos.

O Mazda RX-7 teve um relativo sucesso em competições, vencendo diversos campeonatos, como os Britânicos de Turismo de 1980 e 1981. Esteve presente 5 vezes na lista Top 10 da revista Car and Driver. Não há como negar que o carro é um clássico, pois trouxe inovações importantes e recebeu elogios e prêmios de publicações conceituadas.

 

 

 

 

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