Skip to content

Personagem da semana: Luigi Colani

26/01/2012
Luigi Colani

Luigi Colani

 

O senhor da foto é Luigi Colani, que apesar do nome italiano, é um alemão filho de suíços. Só de olhar para seu rosto podemos perceber que não é uma pessoa muito convencional. Sua história como designer começou em 1946, quando estudou escultura na Alemanha. Depois de se transferir para a França e estudar aerodinâmica, teve seus primeiros contatos com o design de carros ao fazer ilustrações de Fords para uma revista de publicidade. Depois disso, trabalhou nas publicações especializadas L’Automobile e Motorcycles.

Pela atenção que chamou com um desenho de motocicleta a turbina, Luigi foi chamado para integrar um projeto de novos materiais criado por uma fábrica de aviões na Califórnia, fato que o ajudou a conhecer melhor o plástico reforçado com fibra de vidro. O presidente da Simca visitou esta fábrica de aviões e se interessou pelo trabalho de Colani, que ingressou definitivamente no mercado automobilístico ao projetar, em 1953, o primeiro carro europeu construído inteiramente no novo material. Seu primeiro prêmio veio em 1954, quando projetou uma nova carroceria para a Fiat, baseada no modelo 1100 TV.

Com sua projeção no mercado de design, Luigi Colani criou o seu próprio estúdio, desenhando diversos itens para empresas renomadas, mas nunca parou de projetar carros. Pouco tempo depois ele criou um BMW com motor boxer 2 cilindros, com o incrível coeficiente aerodinâmico de 0,22 (um carro moderno atual tem em torno de 0,30) que atingia 200 km/h. Percebendo a atenção que seus projetos chamavam, Luigi resolveu projetar um carro próprio para fabricação, e foi chamado Colani GT. Foram construídas 260 unidades desse carro que tinha mecânica Volkswagen 1200 mas que graças à aerodinâmica e ao baixo peso, tinha desempenho melhor que o carro que lhe fornecia a mecânica. Um detalhe interessante, é que este carro era vendido com um kit que podia ser montado em casa, em 1 dia, utilizando-se apenas um tamanho de chave de fenda.

 

BMW 700

BMW 700

 

Colani GT de 1958

Colani GT de 1958

 

Em 1967, um escritório de patentes alemão concedeu a Colani o projeto de um carro em formato de asa invertida, para diminuir a sustentação aerodinâmica, isso 10 anos antes do conceito fazer sucesso na F1. Ele até chegou a projetar um March para a temporada de 1972, mas não obteve muito sucesso pois o carro apresentava problemas de superaquecimento. No ano seguinte, Luigi apresentou o Colani GT 2, que mantinha as formas orgânicas de seu antecessor em um projeto mais evoluído, que chegou até a ganhar versões de competição. Na mesma época, ele apresentou o C-112, o Lamborghini LeMans concept que tinha o motor em um corpo separado da cabine e o Ford GT 80, que usava o conceito de asa invertida.

 

Colani GT de 1973

Colani GT de 1973

 

March Colani de 1972

March Colani de 1972

 

C-112 de 1970

C-112 de 1970

 

Lamborghini LeMans concept de 1970

Lamborghini LeMans concept de 1970

 

Ford GT 80 de 1977

Ford GT 80 de 1977

 

Em 1975, Colani apresenta um carro projetado para uso pessoal, o L’Aiglon, um roadster de enormes proporções inspirado nos anos 1930. Nessa mesma época ele passou a viver em um castelo do século XVIII na Alemanha. Excêntrico é pouco para ele. Apesar das loucuras, ele sabia muito bem o que estava fazendo. No final da década de 1970, Luigi foi capaz de projetar um novo carro com base no Volkswagem Polo que era capaz de fazer 12km/l a mais do que o original. Tudo isso sem fazer alterações na mecânica.

 

Colani L'Aiglon de 1975

Colani L'Aiglon de 1975

 

Colani projetou outros carros que foram recordistas de economia e recordistas de velocidade. Seu desenho sempre extravagante vai muito além da loucura e excentricidade. Seus projetos sempre buscaram formas arredondadas e orgânicas, baseadas na natureza e seus elementos. Esse mestre do design ainda está vivo e em atividade, projetando carros e objetos para empresas famosas. Como ele mesmo diz: “Meu mundo é arredondado.”

 

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: