Skip to content

Personagem da semana: Tchê

09/02/2012
Tchê

Tchê

 

O espanhol Lúcio Pascual Gascòn, mais conhecido como Tchê, tem grande importância nas alegres manhãs de domingo para os brasileiros fãs de automobilismo. Mais importância do que muita gente imagina! Ele chegou da Espanha ao Brasil no final de 1960. Começou trabalhando como ferramenteiro e depois conseguiu uma vaga para trabalhar na Gurgel. Ganhou uma boa experiência com mecânica e preparação de motores.

“Ajudei na preparação de carros para a Mil Milhas Brasileiras (uma das provas de longa duração mais tradicionais do automobilismo brasileiro nas décadas de 60 e 70). Quando entramos na pista, as outras equipes riram de nós. Os carros não tinham muitas mudanças: eram apenas veículos de passeio com peso aliviado e os equipamentos de segurança para as pistas. Mesmo assim, vencemos a prova de 1965 com um Volkswagen Sedan, na categoria de até 1.300 cilindradas.”

 

Senna e Tchê

Senna e Tchê

 

Assim, Tchê passou a trabalhar na preparação de motores de kart e começou a ficar conhecido. Seu sucesso foi tanto que ao longo dos anos trabalhou com muitos pilotos vitoriosos, entre eles Emerson Fittipaldi, Chico Serra e Ayrton Senna. Sua história se funde com a do automobilismo brasileiro e especialmente com a de Senna. Foi ele quem “alfabetizou” o piloto, dando noções de como acelerar, frear, segurar corretamente no volante, fazer curvas e entender o funcionamento de karts e automóveis de competição. Na carta a seguir, Ayrton demonstrou toda sua gratidão a amigo:

“Milano, 16 de Setembro de 1979.

Meu grande amigo ‘Tche’ … Como vê, o tempo passa voando e aqui estou há mais de meio mês e com uma ansiedade incrível pois o momento mais importante da minha vida está chegando e você sabe o quanto é importante. Tche. És uma pessoa que tem uma incrível importância na minha vida, pois quem me pôs nesse mundo do kart foi meu pai, mas quem realmente me ensinou, me colocou na direção certa, quem me ensinou quase tudo que sei, quem me ajudou e esteve ali em todos os momentos, a pessoa que me fez chegar aonde estou e que é o maior responsável por minhas glórias é ‘você’. Você nem imagina o quanto sou grato. Pode acreditar em tudo isso, pois é o que tem de mais sincero pra lhe dizer ‘Espanholo’…

Abraços,
Ayrton

A relação de amizade e profissionalismo entre eles era muito forte. Os dois trabalharam juntos por mais de 7 anos e até hoje o espanhol lembra de Senna co muita emoção. Tchê é uma figura ainda muito querida por todos, não só por ter trabalhado com grandes pilotos, mas por ter chegado aonde chegou com dedicação e carpicho em tudo que fez e faz.

Leia aqui uma entrevista com o Tchê feita pela Quatro-Rodas.

Clique aqui para um vídeo de uma entrevista feita pela TV Kart Online.

No comments yet

Deixe um comentário

