Skip to content

Clássico da semana: Austin Seven

14/02/2012
Austin Seven

Austin Seven

 

O Britânco Herbert Austin (1866-1941) foi para a Austrália ainda muito jovem para trabalhar com engenharia, mas retornou para Birmingham e fundou sua compania em 1905, se voltando para o mercado de novos carros. No início, seu foco eram automóveis médios e muito bem construídos, mas como muitos pioneiros da indústria automobilística, ele tinha o sonho de produzir um carro popular e muito barato.

Mesmo enfrentando os seus co-diretores, que se preocupavam em lançar um veículo deste tipo, pois “um carro pequeno siginificava um lucro pequeno”, Austin se empenhou em lançar um bom carro para as pessoas daquela época que só poderiam pagar por uma motocicleta. Ele investiu grande parte de sua fortuna pessoal no novo projeto.

 

Austin Seven

Austin Seven

 

O Austin Seven foi lançado em 1922 como um verdadeiro carro pequeno e simples, com motor 4 cilindros refrigerado a água de apenas 750 cc e freios a tambor nas quatro rodas. Rapidamente se tornou popular, provando que Austin estava certo, e logo fez desaparecerem do mercado os excêntricos cyclecars, como o GN. Herbert, assim como Henry Ford, queria motorizar as massas. O prático e barato Seven provou que um “baby car” bem construído seria muito bem sucedido, alterando de forma profunda a vida motorizada britânica.

Algumas variações interessantes foram produzidas, como conversíveis, versões esportivas, carros de corrida e o famoso Grasshopper, que era usado em trilhas off road. Depois da Segunda Guerra Mundial, antigos Austin Seven eram tão comuns e baratos que construir um modelo especial se tornou a maneira mais fácil para projetistas e pilotos entrarem no mundo do automobilismo. A origem do sucesso britânico nas corridas vem da adaptação e das melhorias que eram feitas de forma quase caseira nos Austin Seven daquela época.

 

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: