Skip to content

Clássico da semana: Bugatti Type 35B

29/02/2012
Bugatti Type 35B

Bugatti Type 35B

 

Depois de um (merecido) descanso no carnaval, o tanque está cheio para novos posts e o blog autogaragem volta com um clássico digno de um belo lugar na história.

Hoje em dia a Bugatti mantém sua linhagem esportiva com o brutal Veyron, famoso por ser o carro mais rápido do mundo. Mas muito antes de pertencer ao grupo Volkswagen, a marca italiana de carros já fazia sucesso com criações belas e rápidas.  Se o fundador Ettore Bugatti (1881-1947) tivesse projetado apenas um carro, o Type 35B seria suficientes para torná-lo “imortal”.

Ettore foi inflamado pela paixão por carros quando trabalhou como aprendiz numa firma chamada Prinetti & Stucchi. Em 1899, Bugatti ganhou o Grande Prêmio de Reggio Emilia a bordo de um triciclo da P & S projetado por ele mesmo. Por volta de 1910, o italiano passou a produzir seus próprios automóveis, que eram sempre extraordinários e de alta performance.

 

Bugatti Veyron e Bugatti Type 35B

Bugatti Veyron e Bugatti Type 35B

 

Ele sempre se recusava a seguir as tendências da indústria automobilística e era conhecido como “o último dos engenheiros artistas”, capaz de estabelecer um negócio baseado em sua personalidade e seus gostos pessoais. O desenho de suas máquinas tinha forte influência de sua filosofia de carros puro-sangue, como um reflexo de sua paixão por cavalos e cães. Isso podia ser percebido em muitos carros, incluindo o Type 35B, que possuía formas orgânicas.

Lançado em 1924, o Type 35B é considerado o carro de corrida mais bonito já criado. Sua reputação cresceu pois era um carro vencedor de Grandes Prêmios que podia ser comprado por qualquer pessoa para disputar e vencer corridas. Esse modelo representou o auge da Bugatti. Sua produção manual era tão meticulosa e perfeita que seus carros eram sempre capazes de uma performance superior quando comparado aos concorrentes da época.

 

Bugatti Type 35B

Bugatti Type 35B

 

Este nível de excelência nunca mais foi alcançado pela Bugatti e por nenhuma outra montadora. O Type 35B venceu mais de 1000 corridas durante sua existência, pois combinava leveza, agilidade, precisão e resistência. Depois da industrialização intensa, esses elementos nunca mais estiveram tão presentes em um só carro.

 

 

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: