Skip to content

Personagem da semana: Alberto Ascari

01/03/2012
Alberto Ascari

Alberto Ascari

 

Alberto Ascari foi um dos pilotos mais dominantes da década de 1950, junto com Fangio. Aliás, o italiano foi o único piloto a impedir que os 5 títulos de Fangio na Fórmula 1 fossem consecutivos.

Ascari começou correndo com motos ainda muito jovem e após a Segunda Guerra Mundial sua carreira nos automóveis começou a deslanchar. Em 1947 começou a disputar corridas pela Maserati, até que a amizade de seu pai com Enzo Ferrari o auxiliou a conseguir uma vaga na escuderia do cavalinho rampante a partir de 1949.

 

Alberto Ascari na Ferrari

Alberto Ascari na Ferrari

 

Sua pilotagem era agressiva. Era um piloto que detestava ficar preso atrás de alguém e ficava ansioso por ultrapassar o quanto antes. “Certamente Ascari era bom…aliás ele era melhor que isso, ele era muito bom. Talvez fosse tão rápido quanto Fangio, só não possuía sua elegância.”, afirmou Sir Stirling Moss. Alguns especialistas afirmam que Ascari só não foi melhor que Fangio por que sua ansiedade muitas vezes o atrapalhava e tirava seu foco na corrida.

Apesar de não disputar a primeira corrida da temporada de 1952, Alberto Ascari fez uma sequência de vitórias nas corridas seguintes que garantiram seu primeiro título mundial de Fórmula 1. No ano seguinte, seu domínio continuou, com mais vitórias e um segundo título. O primeiro bicampeão mundial de Fórmula 1 da história é, até hoje, o único italiano campeão pela Ferrari. Assegurou por muito tempo alguns recordes, tais como as 9 vitórias seguidas entre 1952 e 1953 e 7 corridas seguidas como autor da volta mais rápida da prova.

 

Alberto Ascari na Ferrari

Alberto Ascari na Ferrari

 

Ascari morreu em 1955, em um acidente enquanto testava seu novo Lancia, apenas 4 dias depois de se acidentar no grande prêmio de Mônaco. O italiano que desafiou e venceu Fangio é o campeão com menos corridas disputadas na história, apenas 32. Mas isso não diminui seus feitos. Ao contrário disso, o coloca entre os maiores de todos os tempos, pois fez muita coisa em muito pouco tempo.

 

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: