Skip to content

Clássico da semana: Trabant

06/03/2012

Trabant

 

De acordo com uma antiga piada, um comprador entrou em uma loja para comprar um Trabant e perguntou se ele poderia adquirir um modelo com pintura em dois tons.”Bem, por que não ter também um rádio com toca-fitas stereo e esperar um pouco mais”, retrucou o vendedor, continuando, “e você ainda pode ter ar-condicionado e freios com ABS”. “Isso não é engraçado”, protestou o surpreso consumidor. “Você está de gozação com a minha cara”. “Bem, foi você que começou.”, finalizou o vendedor.

Este carro foi lançado como um utilitário muito simples na Alemanha Oriental e as pessoas demoravam meses, às vezes um ano inteiro, para conseguir comprar um Trabant. Por trás desta imagem, que até hoje gera brincadeiras, existe uma história de habilidade e orgulho industrial.

 

Trabant

 

Zwickau, terra natal do Trabant, foi a casa dos barulhentos motores DKW de dois tempos produzidos antes da Segunda Guerra Mundial e formaram a base para muitos desenvolvimentos no pós-guerra. Este tipo de motor, apesar de não ser um exemplo de eficiência, era barato e fácil de manter, devido ao pequeno número de peças móveis usadas em sua construção. Apesar do projeto simples, o Trabant inovou no uso de um novo material para diversas partes da carroceria: o plástico reforçado com fibra de vidro. Vale lembrar que foi um material amplamente utilizado no Brasil nas décadas de 1960 e 1970, mas o carrinho comunista já trazia este composto em 1957.

Quando o muro de Berlin caiu, milhares de alemães orientais e europeus do leste usaram seus “trabbis” para viajar até o oeste, antes inacessível, em busca de novas casas e empregos. Com o tempo, as pessoas começaram a perceber a grande poluição causada pelo motor de dois tempos e a dificuldade em se reciclar o plástico reforçado com fibra de vidro. Mesmo assim, vivendo entre o ridículo e o engenhoso, o Trabant é um símbolo do Leste Europeu, pois levou para milhares de pessoas o privilégio do transporte motorizado.

 

 

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: