Skip to content

Personagem da semana: Louis Renault

08/03/2012
Louis Renault

Louis Renault

 

Este francês é muito mais lembrado por seu sobrenome, que hoje é uma marca famosa, do que por seu pioneirismo.

Nascido em 1877, Louis Renault se interessou por mecânica e engenharia desde muito cedo. Quando ainda era bem jovem, ficava horas e horas estudando e mexendo em antigos motores na segunda casa de sua família. Seu primeiro carro, construído em 1898, já apresentava inovações no eixo de transmissão e no câmbio, que possuía a terceira marcha direta.

O automóvel foi chamado de Voiturette e foi desafiado por seus amigos em dezembro daquele ano. A aposta consistia em subir uma íngreme rua contra um carro que tinha transmissão de força por correias. Louis venceu a “corida” graças ao sua caixa de marchas inovadora, que foi logo patenteada. Com a vitória, Renault recebeu as primeiras 13 encomendas para seu carro.

 

Louis Renault à bordo do Voiturette

Louis Renault à bordo do Voiturette

 

Percebendo o potencial financeiro do negócio, Louis chamou seus irmãos mais velhos, Marcel e Ferdinand, para ajudá-lo, pois trabalhavam na indústria têxtil do pai e tinham mais experiência. No início de 1899 fundaram a Renault Frères. Marcel morreu pilotando na corrida Paris-Madri de 1903 e Ferdinand morreu em 1909, após deixar a empresa um ano antes para cuidar de sua saúde.

Durante as duas grandes guerras, Louis Renault forneceu material para o exército francês, assim como seu maior rival na época, André Citroën. Seu envolvimento nestes eventos sempre foi criticado. Ele foi até acusado de colaborar com os alemães.

A revista Time definiu Louis Renault como “rico, poderoso e famoso; brilhante, algumas vezes brutal; o pequeno Napoleão do império automobilístico”. Ele morreu em 1944 por motivos até hoje não esclarecidos, mas criou uma das maiores empresas de automóveis do mundo. Algumas de suas inovações são usadas até hoje, como amortecedores hidráulicos, freios à tambor, turbocompressor e taxímetro.

 

 

 

 

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: