Skip to content

Clássico da semana: Opel Calibra

13/03/2012
Opel Calibra

Opel Calibra

 

Opel Calibra

Opel Calibra

 

Sua produção se encerrou há apenas 15 anos, mas este carro já é considerado um “novo clássico” pelas características que possui. Ele foi lançado pela Opel na Alemanha, mas alcançou o mundo seguindo as submarcas da GM de acordo com cada local: Vauxhall no Reino Unido, Chevrolet nas Américas e Holden na Austrália. O Calibra foi uma resposta ao avanço dos esportivos japoneses nos anos 1980 e 1990.

Ele teve como base o Vectra e seu desenho era muito limpo, conferindo ao carro o melhor coeficiente aerodinâmico da época para um carro de produção. Essa marca só foi superada 10 anos depois. O Opel era muito mais popular que seu concorrente direto na Europa, o Ford Probe. Sua gama de motores ia de um 2.0 com quatro cilindros e 115 cv até um 2.0 turbo de 204 cv, passando pelo 2.5 V6 de 170 cv. A versão turbinada era capaz de alcançar a velocidade máxima de 245 km/h.

 

Opel Calibra DTM

Opel Calibra DTM

 

Era um carro muito bonito, com aerodinâmica cuidada, mas com motores que não estavam à sua altura. Mesmo assim teve um razoável sucesso, com cerca de 240 mil unidades comercializadas. Seu sucesso alcançou também as pistas, especialmente no campeonato de turismo alemão (DTM), cuja versão de corrida, equipada com motor de alta rotação e tração nas quatro rodas, conquistou o título de 1996.

 

 

 

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: