Skip to content

Personagem da semana: Sergio Scaglietti

15/03/2012
Sergio Scaglietti

Sergio Scaglietti

 

Este homem com nome bastante italiano tornou-se grande amigo e aliado de Enzo Ferrari. A razão para tal parceria foi a fundação da Carrozzeria Scaglietti em 1951. Esta empresa, comandada por Sergio, ajudou a gigante Ferrari a projetar e construir alguns do modelos mais bonitos que a marca já teve.

Scaglietti conseguiu o respeito de Enzo graças às suas habilidades na construção de carrocerias. Algumas de suas criações são históricas, como a Ferrari 250 Testa Rossa de 1958. Seu desenho não era nada convencional e buscava inspiração nos carros de Fórmula 1 da época. Seus para-lamas dianteiros eram recortados, melhorando o fluxo de ar nos freios. Olivier Gendebien e Phil Hill venceram as 24h de Le Mans à bordo desse carro.

 

Ferrari 250 Testa Rossa

Ferrari 250 Testa Rossa

 

Na metade da década de 1950, Scaglietti se tornou a primeira escolha para a construção das Ferraris de competição. Muitos carros de corrida foram feitos em seus estabelecimentos, sendo desenvolvidos e projetados exclusivamente pela Carrozzeria. Essas máquinas carregavam seu emblema juntamente com o da Ferrari, enquanto outros fabricantes de carrocerias não tinham esse privilégio.

Além dos modelos de competição, exemplares de passeio criados por Scaglietti arrancam suspiros de qualquer um até hoje, como a 250 California Spider de 1957, feita em parceria com a Pininfarina. Sergio morreu no fim de 2011, aos 91 anos, deixando um belo legado. Alguns carros ainda são construídos nas antigas dependências da Carrozzeria, hoje pertencentes à Ferrari. Em 2004 foi lançado um modelo desenhado pela Pininfarina que recebeu o nome de 612 Scaglietti, em sua homenagem.

 

Ferrari 250 California

Ferrari 250 California

 

Ferrari 250 GTO

Ferrari 250 GTO

 

Ferrari 612 Scaglietti

Ferrari 612 Scaglietti

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: