Skip to content

Clássico da semana: Mitsubishi Pajero

20/03/2012
Mitsubishi Pajero (primeira geração)

Mitsubishi Pajero (primeira geração)

 

A Mitsubishi foi uma das pioneiras em projetos de veículos fora-de-estrada. Em 1936 já possuía um protótipo com suspensão elevada, pneus especiais e tração nas quatro rodas chamado PX33. Apesar de não ter sido um lançamento de características inéditas no mercado, o Pajero, lançado em 1981, mostrou ao mundo a capacidade da marca japonesa em construir um jipe de alto nível.

Concorrente direto de automóveis tradicionais como Land Rovers e Toyotas, o Mitsubishi foi apresentado pela primeira vez em 1973, como protótipo, no Salão de Tokyo. Seu segundo estudo foi mostrado 5 anos depois no mesmo evento. A partir destes protótipos e da reação do público, foi desenvolvido o carro definitivo com características recreativas e aventureiras.

Para ajudar na conceituação, recebeu o nome de uma espécie de felino que vive na Patagônia, sul da Argentina. A palavra “pajero” possui características ofensivas em espanhol, fato que deu origem ao nome Montero para países com essa língua. No Reino Unido era chamado de Shogun, talvez para reforçar sua origem japonesa em um país europeu com concorrentes diretos.

 

Mitsubishi Pajero (segunda geração)

Mitsubishi Pajero (segunda geração)

 

Mitsubishi Pajero (segunda geração)

Mitsubishi Pajero (segunda geração)

 

A primeira versão lançada foi a de entre eixos curto, com diversos motores. Na primeira revisão da linha, em 1984, foi lançada a versão de entre eixos longo, que no Brasil acabou sendo mais conhecida que a curta, apesar do desenho mais bruto. A fama do Mitsubishi não surgiu apenas das versões de rua, mas também das participações bem sucedidas do carro no Rally Paris Dakar. Sua estreia foi em 1983. Apenas dois anos depois já alcançou a vitória. Depois dessa, vieram mais 11 vitórias, sendo 7 seguidas, entre 2001 e 2007.

O sucesso nos rallies certamente ajudou as vendas do modelo, que já pode ser considerado um clássico, pela reputação que já construiu, mesmo ainda estando em produção.

 

Mitsubishi Pajero no rally Dakar de 2002

Mitsubishi Pajero no rally Dakar de 2002

 

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: