Skip to content

Personagem da semana: Bird Clemente

22/03/2012
Bird Clemente e seu estilo agressivo de pilotagem

Bird Clemente e seu estilo agressivo de pilotagem

 

Bird Clemente nasceu em 1937, em São Paulo, e desde criança visitava Interlagos com o pai, que era grande fã de automobilismo e de Fangio. Sua paixão por corridas de carros começou a ganhar força quando foi apresentado a Eugênio Martins, que já corria com automóveis. Logo se enturmou e começou a frequentar a oficina de Cláudio Daniel Rodrigues, um ponto de encontro de jovens pilotos da época.

Depois de ser presenteado pelo pai com um Volkswagen 51, passou a visitar a oficina de Jorge Lettry, onde conheceu Luiz Pereira Bueno, com quem formou equipe para disputar as Mil Milhas Brasileiras, mas sua estreia no automobilismo se limitou aos treinos, pois o carro quebrou logo no início da corrida, ainda nas mãos de Luiz.

Bird foi o primeiro piloto profissional do Brasil. Em 1960 a Vemag criou uma equipe de competições oficial para promover seus carros, e Clemente era um dos principais pilotos. Em 1963, ele foi para a Willys e se tornou o primeiro brasileiro pago exclusivamente para pilotar automóveis. Essa equipe ficou famosa por trazer à tona talentos fantásticos, como Emerson Fittipaldi, José Carlos Pace, Luiz Pereira Bueno, Wilson Fittipaldi Jr. e o próprio Bird Clemente.

 

 

Em 1970, fazendo dupla com seu irmão Nilson Clemente, ele foi responsável pela primeira vitória importante do Opala, nas 24h de Interlagos. Em 1973 vieram mais triunfos: 25h de Interlagos, 500 km de Interlagos e Mil Milhas Brasileiras, consolidando as primeiras vitórias do Ford Maverick.

Bird é uma lenda viva do automobilismo brasileiro, responsável por grandes momentos e um estilo de pilotagem muito agressivo, caracterizado pelas derrapagens controladas. Hoje é jornalista, colunista e escritor de automobilismo, trazendo grandes experiências vividas nas corridas que disputou.

 

 

 

 

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: