Skip to content

Clássico da semana: Fittipaldi Copersucar FD01

27/03/2012
Fittipaldi Copersucar FD01

Fittipaldi Copersucar FD01

 

A história deste clássico nacional é curta, pois disputou apenas uma corrida de Fórmula 1, sem completá-la. Com uma existência tão efêmera, por que colocar este carro entre clássicos famosos no mundo todo?

Para quem não sabe, depois de ser bicampeão da Fórmula 1, Emerson Fittipaldi se juntou em mais um projeto com seu irmão, Wilson, para montarem sua própria escuderia. Com o FD01, apresentado em 1975, o sonho destes dois brasileiros geniais se tornava realidade. Construir carros de corrida não era novidade para eles, que foram responsáveis por automóveis inovadores como os Fitti-Porsche, Fitti-Fusca (este com dois motores), entre outros.

A habilidade ao voltante já era conhecida e agora se revelava também a capacidade criativa dos Fittipaldi. O FD01 tinha um desenho fantástico, mais limpo e sinuoso que os carros da época, com uma lateral suave e uma traseira radical. Em termos de resultados na pista, nenhum dos Copersucar conseguiu grande destaque, mas a construção deste sonho não tem preço.

 

Fittipaldi Copersucar FD01 no GP da Argentina

Fittipaldi Copersucar FD01 no GP da Argentina

 

Fittipaldi Copersucar FD01 com Wilsinho ao volante

Fittipaldi Copersucar FD01 com Wilsinho ao volante

 

 

Emerson trocou possíveis títulos em equipes maiores para fazer, ao lado do irmão, algo que até hoje nunca foi igualado: uma equipe de Fórmula 1 com um carro projetado por brasileiros. Apesar do incêndio que acabou com o único exemplar do FD01 no GP da Argentina, o carro passou por um processo completo de restauração recentemente. O grande responsável pelo resgate deste carro do esquecimento foi o mesmo que o idealizou, Wilson Fittipaldi.

A história deste carro não tem ligação com os resultados, mas sim com a ousadia em tentar algo novo e fazer de um sonho algo real. Os Fittipaldi não foram apenas grandes pilotos, mas grandes projetistas e pessoas incríveis que transformaram o automobilismo brasileiro.

 

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: