Skip to content

Personagem da semana: Ferdinand Alexander Porsche

12/04/2012
Ferdinand Alexander Porsche

Ferdinand Alexander Porsche

 

O alemão Ferdinand Alexander Porsche morreu semana passada, dia 5 de abril. Sendo assim, este post traz um pouco de sua história e ao mesmo tempo homenageia este gênio que ajudou na consolidação do que a Porsche é hoje.

Ele nasceu em Stuttgart, em 1935, e era neto de Ferdinand Porsche, o fundador da famosa marca de esportivos. Passou a juventude toda vendo os projetos do avô tomarem forma e inevitavelmente se interessou por carros também. Estudou design na famosa escola de Ulm e em 1958 passou a fazer parte da equipe de projetistas da Porsche. Logo mostrou seu talento ao apresentar um modelo que seria o sucessor do 356. Quatro anos depois se tornou chefe do departamento de design da marca e em 1963 causou furor ao apresentar o Porsche 901, que mudaria de nome para se tornar o maior ícone da marca, o 911.

 

Porsche 911 de 1963

Porsche 911 de 1963

 

Porsche 911 atual

Porsche 911 atual

 

O desenho do carro é tão bom que tornou-se atemporal. Depois de quase 50 anos de existência, seus traços originais nunca foram ou precisaram ser alterados. Outro modelo que merece destaque entre suas criações é o 904 GTS, considerado um dos carros mais bonitos de todos os tempos. Segundo Ferdinand, “o design precisa ser funcional e a funcionalidade precisa ser traduzida visualmente na estética, sem a necessidade de muitas explicações”.

Ferdinand Alexander Porsche acreditava que o bom design não tinha excessos, e isso pode ser facilmente percebido em suas criações. Seus desenhos são sempre limpos e funcionais, mas nem por isso deixam a beleza de lado. Forma e função sempre andaram juntos, já que no bom design, quando a função atinge seu objetivo a forma será naturalmente bela.

 

Porsche 904 GTS

Porsche 904 GTS

 

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: