Skip to content

Clássico da semana: Iso Grifo

17/04/2012
Iso Grifo

Iso Grifo

 

O projeto deste carro lembra o do De Tomaso Pantera, cujo (belo) desenho italiano foi combinado a um forte motor americano. O nome veio de uma criatura lendária, com asas e cabeça de águia e corpo de leão: o grifo. A marca italiana fundada por Renzo Rivolta em 1939 começou produzindo refrigeradores, seguidos de motocicletas no período da guerra, até começar com mini carros, como o Isetta, que foi licenciado para ser produzido pela BMW.

A montadora já era conhecida por fazer o Rivolta, um cupê de alta qualidade baseado no Corvette. Mas diante do desejo de construir um Grand Turismo legítimo, Renzo contratou Giotto Bizzarrini, que projetou o Grifo. Sua responsabilidade foi pela mecânica completa do carro e o desenho ficou a cargo de Giugiaro, na época designer da Bertone. Suas linhas eram elegantes, com 4 faróis circulares marcando a dianteira, linha de cintura levemente sinuosa, frente longa e grande área envidraçada.

 

Iso Grifo

Iso Grifo

 

Equipado inicialmente com um motor Chevrolet small block vindo do Corvette, tinha ótimo desempenho, atingindo cerca de 260 km/h de velocidade máxima. Seus motores cresceram ao longo dos anos, chegando ao incrível Chevrolet de 7 litros, com mais de 400 cv, que elevava a velocidade máxima do Grifo a 300 km/h.

Sua produção durou quase 10 anos, mas foram produzidos apenas 400 carros no total, tornando-o extremamente raro atualmente. Por isso existe grande interesse por parte de colecionadores. O Iso Grifo tem todas as características de um verdadeiro clássico esportivo: belas linhas, história, ótimo desempenho e poucas unidades.

 

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: