Skip to content

Clássico da semana: Chevrolet Veraneio

24/04/2012
Chevrolet Veraneio da década de 60

Chevrolet Veraneio da década de 60

 

Lançada em 1964, a sucessora da Chevrolet Amazona veio batizada de C-1416. A vocação para o trabalho das picapes se misturou ao conforto das station wagons familiares e deu origem a um automóvel com características únicas para o mercado brasileiro. Tinha linhas bastante modernas para a época, com traços retos e carroceria sempre com a configuração de 4 portas. Cinco anos após o lançamento, o carro foi renomeado para Veraneio, remetendo claramente ao lazer e caindo na boca do povo.

Seu motor era um 4.3 de 148 cv e conferia um bom desempenho à pesada perua: alcançava 100 km/h em 20 segundos. Os elogios à performance não podiam ser repetidos para o consumo, já que em estrada o carro não faria nada melhor do que 5,5 km/l. Sua suspensão era voltada para o conforto dos muitos ocupantes (até 8) mas a estabilidade era prejudicada. O carro inclinava muito nas curvas e tinha um diâmetro de giro enorme, com 6 voltas no volante de um batente ao outro. Com isso, fica difícil entender como a polícia adotou este carro durante tanto tempo como seu “camburão”, já que fazer uma perseguição com ele era algo que exigia preparo físico de atleta olímpico e habilidade de piloto de rally.

 

Chevrolet Veraneio da década de 70

Chevrolet Veraneio da década de 70

 

Mas voltando ao quesito conforto, a Veraneio era quase imbatível. Seu câmbio era macio, suave e preciso, cujo longo curso da alavanca ajudava a completar o conforto do passeio. Definitivamente estava à frente de sua principal concorrente, a Rural Willys. Sua primeira versão sobreviveu até o fim da década de 1980, quando sofreu uma reestilização completa, adotando linhas mais retas, painel modernizado, novos equipamentos e motor do Opala 6 cilindros. A Chevrolet permaneceu no mercado até 1994 e sua versão topo de linha oferecia muitos itens de conforto, como vidros e travas elétricos, rodas de alumínio, terceira fileira de bancos (para acomodar até 9 passageiros) e direção eletrônica, item que só seria incorporado ao Chevrolet Ômega em 2001.

 

Chevrolet Veraneio de 1989

Chevrolet Veraneio de 1989

 

A Veraneio teve uma história interessante, tanto pelas características do automóvel como pelo famoso “camburão” de polícia, até hoje nas lembranças de muitos (mais ainda daqueles que andaram algemados em seu porta-malas). Grande, pesada, um tanto desajeitada, mas muito confortável, esse clássico nacional merece respeito.

 

 

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. gian permalink
    26/04/2012 19:57

    obrigado por postar o video ” veraneio da polícia” no blog ( é do meu canal do youtube). Achei ótimo esse trecho do filme, onde mostra a verdadeira ação do Automóvel, então resolvi dar um destaque à ele hehehe

    • 27/04/2012 09:30

      Fala Gian!
      Legal cara, o vídeo com o camburão em ação é muito bom mesmo! Obrigado pelo comentário e pelo vídeo!

      Abraços!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: