Skip to content

Personagem da semana: Larry Shinoda

26/04/2012
Larry Shinoda na Ford

Larry Shinoda na Ford

 

Lawrence Kiyoshi Shinoda trabalhou como designer em vários companhias, mas seus trabalhos mais importantes foram na Chevrolet, especialmente os relacionados ao Corvette. Nascido na Califórnia em 1930, Larry se interessou por carros desde muito novo. Passou a juventude construindo Hot Rods que ele mesmo pilotava nas ruas de Los Angeles. Em 1955, à bordo de um Ford Roadster 1924, venceu o campeonato da NHRA (National Hot Rod Association), realizado no Kansas.

Apesar de ter estudado no Art Centre School of Design em Los Angeles sem se formar, Shinoda começou a trabalhar para a Ford em 1955, mudou-se para a Packard e um ano depois foi contratado pela Chevrolet. Começou como designer sênior e se destacou rapidamente ao fazer ilustrações que chamaram a atenção dos chefes de departamentos de estilo. Esses desenhos serviram de inspiração para alguns Chevrolets de 1959.

 

Chevrolet Corvette Stingray race car de 1959

Chevrolet Corvette Stingray race car de 1959

 

Em 1958, Shinoda foi recrutado pelo vice-presidente de estilo Bill Mitchell para ajudá-lo em um projeto especial: o XP-87 Stingray race car. Além de impressionar pelas criações, Larry impressionou ao voltante também, quando venceu seu chefe em um drag race entre semáforos.

 

Chevrolet Corvette 1963

Chevrolet Corvette 1963

 

Chevrolet Corvette 1968

Chevrolet Corvette 1968

 

Após a participação nesse projeto, Shinoda liderou a equipe que reestilizou o Corvette para 1963. O desenho para o Sting Ray estava finalizado em 1961 e inspirado pelas linhas do protótipo XP-87, foi o primeiro Corvette coupé da história. Seu desenho musculoso casava muito bem com os potentes motores que seriam adotados. A próxima geração do ícone americano, lançada em 1968, também foi criação de Shinoda, que participou de outros projetos ao longo da carreira, tais como os Chevrolets CERV I, Mako Shark I, Corvair Monza GT, XP-819 Corvette, CERV II e Mako Shark II.

Entre 1970 e 1973, Larry teve uma segunda passagem pela Ford, cuidando do design do Mustang durante o período. Depois disso, abriu uma empresa de design própria que trabalhou para Ford, GM e AMC. Shinoda morreu em 1997 aos 67 anos de idade e deixou seu estilo marcado na história de grandes ícones americanos como o Corvette e o Mustang.

 

Chevrolet Corvette Mako Shark II de 1965

Chevrolet Corvette Mako Shark II de 1965

 

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: