Skip to content

Clube dos dois segundos

27/04/2012

Um conceituada revista norte-americana fez uma reportagem mostrando a incrível capacidade de aceleração de três esportivos (Bugatti Veyron, Porsche 911 Turbo e Nissan GT-R). Todos são muitos rápidos, mas possuem desenhos, estilos e preços completamente diferentes. Por que carros tão diferentes estariam reunidos em uma mesma reportagem? Simples: os três chegam a 100 km/h em menos de 3 segundos.

Em toda a história do automóvel, sempre existiu a velocidade e a quebra de recordes. O desempenho dos carros sempre aumentou com o tempo, acompanhando as evoluções do design, da engenharia e das tecnologias. O primeiro carro considerado um superesportivo foi o Lamborghini Miura, que produzia cerca de 400 cv e chegava a 100 km/h em pouco mais de 5 segundos. A evolução é gradativa, mas é visível. Na década de 1990 alguns esportivos já alcançavam a mesma velocidade em menos de 4 segundos.

O que esses três carros conseguem atualmente é algo que desafia as leis da física. Acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 3 segundos não requer apenas potência e torque. Mas também precisa de aerodinâmica, suspensão, pneus, rodas e sistemas de transmissão modernos e afinados, para gerar uma aderência com o solo tão absurda que permita essa aceleração brutal. Isso nos faz pensar: onde é o limite? Será que algum carro, algum dia, conseguirá bater a marca do Bugatti de 2,5 segundos?

Enquanto pensa no assunto e espera pelo próximo supercarro, que tal assistir o vídeo com as três máquinas em ação?

 

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: