Skip to content

Clássico da semana: DKW-Vemag Fissore

08/05/2012
DKW-Vemag Fissore na reportagem de capa da quatro-rodas de dezembro de 1962

DKW-Vemag Fissore na reportagem de capa da quatro-rodas de dezembro de 1962

 

A DKW-Vemag já tinha uma linha de automóveis estabelecida no Brasil, com perua, sedã e jipe (Belcar, Vemaguete e Candango), mas estava de olho no crescimento da indústria nacional e na consequente procura por carros mais sofisticados e modernos. Com isso, em 1961, buscou a empresa de carrocerias italianas Fissore. No ano seguinte já estava pronto o primeiro protótipo, com lihas bastante limpas e elegantes. Naquele mesmo ano foi apresentado no Salão do Automóvel e teve seu lançamento oficializado no mesmo evento, dois anos depois.

Foi o primeiro carro da marca a adotar o sistema lubrimat, que mantinha o óleo 2 tempos em um reservatório próprio dentro do compartimento do motor, gerando uma economia maior do lubrificante. Apesar de inovador, seu funcionamento irregular era comum, motivando seus proprietários a isolar o sistema e misturar o óleo diretamente no tanque de gasolina, como normalmente se fazia.

 

DKW-Vemag Fissore

DKW-Vemag Fissore

 

DKW-Vemag Fissore

DKW-Vemag Fissore

 

Apesar do desenho sofisticado, limpo, proporcional e muito bonito, o motor era modesto. O 3 cilindros em linha tinha 981 cilindradas e gerava 60 cv. Apesar de apático, era econômico e de manutenção simples, pois tinha apenas 7 partes móveis (3 pistões, 3 bielas e 1 virabrequim). O carro tinha boas dimensões, era leve e proporcionava ótima visibilidade aos ocupantes.

Sua produção foi pequena, com cerca de 2.500 unidades comercializadas entre 1964 e 1967, ano em que a DKW-Vemag encerrou suas atividades. Isso aconteceu em decorrência da aquisição da marca pela Volkswagen 11 anos antes. Toda a linha saiu do mercado, deixando uma legião de fãs que cuidam e preservam muito bem os belos modelos que foram fabricados no Brasil.

 

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: