Skip to content

Personagem da semana: Ronnie Peterson

10/05/2012
Ronnie Peterson

Ronnie Peterson

 

O apelido de “sueco voador” já diz muito sobre este piloto de Fórmula 1. Bengt Ronnie Peterson trilhou o caminho mais comum até a categoria máxima do automobilismo, passando pelos karts e pela Fórmula 3. Mas seu estilo de pilotar não tinha nada de comum. Ronnie era um mestre na arte de guiar carros e ficou famoso por fazer curvas de lado. Com isso, sempre atraía a atenção do público, pois quando estava na pista, o show estava garantido.

Depois de vencer o campeonato de 1969 de Fórmula 3, Peterson assinou com a March e fez sua estreia na Fórmula 1. Correu também pela Lotus e pela Tyrrel, conquistando 10 vitórias em um total de 123 GPs disputados. Conseguiu dois vice-campeonatos, em 1971 e em 1978, ano de sua morte.

 

Ronnie Peterson à frente de Emerson Fittipaldi

Ronnie Peterson à frente de Emerson Fittipaldi

 

Ronnie Peterson se envolveu num acidente com vários carros no Grande Prêmio de Monza. Sua situação após a batida era boa em comparação com a de Vittorio Brabilla, que foi atingido na cabeça. O sueco teve múltiplas fraturas nas pernas, mas saiu da pista acordado e falando. Vittorio se recuperou e até voltou a pilotar, mas Peterson teve complicações que os médicos não esperavam. Fragmentos dos ossos quebrados entraram na corrente sanguínea, causando embolia e falência em diversos órgãos.

O mundo ficou chocado com a perda do grande ídolo, que sempre foi considerado um gênio apesar de não ter sido campeão mundial. Nesta situação se enquadram Gilles Villeneuve e Sir Stirling Moss, outras grandes gênios sem títulos nas estatísticas. O sueco voador, especialista em derrapagens controladas, gostava de viver intensamente, como a sua frase deixa bem claro. “Quando o fim chegar, espero que seja espetacular. Eu prefiro deixar esta vida em alta velocidade do que dormindo. Se não há coragem, não há glória; é isto que o automobilismo significa”.

 

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: