Skip to content

Clássico da semana: Fiat X1/9

15/05/2012
Fiat X1/9 (1972-1982)

Fiat X1/9 (1972-1982)

 

Nós estamos acostumados a associar a marca Fiat a automóveis mais convencionais e práticos atualmente. Ela sempre foi uma marca italiana com carros bem desenhados mas sem apelo sensual e agressivo como Ferrari e Alfa Romeo, por exemplo. Mas o clássico de hoje tem grandes diferenças para os padrões conhecidos da marca, até em seu nome.

O X1/9 surgiu a partir de um protótipo desenhado pela Bertone sob o comando de Marcello Gandini, apresentado em 1969 como Autobianchi Runabout. Foi o primeiro Fiat com motor central e o primeiro automóvel do mundo a ter motor transversal com transmissão instalada na traseira. A versão de produção foi apresentada em 1972 e perdeu os elementos mais esquisitos de design, como os faróis localizados nas colunas, mas manteve o estilo, que era baseado no desenho das lanchas.
Autobianchi Runabout de 1969

Autobianchi Runabout de 1969

O carro foi muito bem planejado pela engenharia, que alocou o estepe e o tanque de gasolina nas laterais do motor, logo atrás dos assentos, melhorando a distribuição de peso e a capacidade de carga. Tinha espaços para bagagem na frente e na traseira, assim como atrás dos bancos. As primeiras versões eram equipadas com um modesto motor 4 cilindros de 1290 cc e 75 cv. Parece pouco, mas o carro tinha um ótimo comportamento dinâmico, pois era pequeno e leve.
Bertone X1/9 (1982-1989)

Bertone X1/9 (1982-1989)

Entre 1972 e 1982 o carro foi poduzido pela Fiat e depois pela Bertone, até 1989. Durante esse período, cerca de 160 mil veículos saíram da linha de montagem, mas poucos ainda estão em boas condições. Críticas em relação à durabilidade sempre foram comuns. Ferrugem era algo normal, as costuras dos bancos se soltavam facilmente e o plástico do painel deformava com o tempo. Atualmente, o Fiat X1/9 se tornou uma opção interessante para colecionadores, pois é um carro com toda a essência da Bertone que tem se tornado cada vez mais raro.
Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: