Skip to content

Clássico da semana: Aston Martin DB4 GT Zagato

22/05/2012
Aston Martin DB4 GT Zagato

Aston Martin DB4 GT Zagato

 

Aston Martin sempre foi sinônimo de esportividade e luxo. Todos os carros da marca inglesa com a sigla DB representam uma linhagem clássica de GTs admirados no mundo todo. O DB4 já era maravilhoso, mas a associação com a Zagato o transformou em um dos mais belos e especiais esportivos já fabricados.

Sua história começou em 1959, ano da introdução da classe GT nas 24h de LeMans, vencida pela Aston Martin. Com a vitória, a montadora decidiu criar um carro esportivo para que os próprios consumidores pudessem participar das corridas, sem a necessidade de um demorado e caro programa de preparação de carros e pilotos. Pensando nisso, foi apresentado o DB4, que tinha uma versão de passeio e uma de corrida, com a potência aumentada de 240 para 300 cv. Além disso, era equipada com um câmbio de relações mais curtas e um chassi menor, fazendo surgir o DB4 GT.

Após algumas participações modestas do carro em competições, sempre ficando na sombra das Ferraris, mais ágeis e leves, a Aston Martin chamou a italiana Zagato para melhorar DB4 GT. A empresa era especializada nisso, como já tinha mostrado em versões mais apimentadas de Alfas e Lancias. Com o trabalho, a potência chegou a 314 cv, a carroceria foi redesenhada de forma maravilhosa, mas os engenheiros sofreram para reduzir o peso do carro.

 

Aston Martin DB4 GT Zagato

Aston Martin DB4 GT Zagato

 

Aston Martin DB4 GT Zagato

Aston Martin DB4 GT Zagato

 

Depois das melhorias implantadas, chegou o momento de testar o carro contra seus rivais. Novamente o carro não se saiu conforme o esperado, perdendo para as Ferraris e também para as versões mais leves do Jaguar E-type. Apesar de nunca ter sido um grande carro nas pistas, o Aston Martin DB4 GT Zagato teve apenas 20 (os números variam entre 19 e 23, dependendo da fonte) unidades produzidas, o que faz dele um dos carros mais desejados por colecionadores atualmente, pois além de ser raro, tem um desenho belíssimo, que certamente figura entre os mais bonitos de todos os tempos.

 

 

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: