Skip to content

Clássico da semana: Lotus Europa

29/05/2012
Lotus Europa

Lotus Europa

 

O Lotus Europa, como todo bom carro desta marca inglesa, foi um esportivo leve, ágil e inovador.

Seu projeto tem origem em 1963, a partir de um protótipo apresentado por Ron Hickman, diretor da Lotus Engineering e designer do primeiro Lotus Elan. Colin Chapman achou a ideia interessante e decidiu usar o desenho para o modelo definitivo. Sua carroceria era extremamente aerodinâmica, até para os dias atuais, com um coeficiente de 0,29.

Originalmente concebido para substituir o Lotus 7, o Europa foi produzido de 1966 a 1975 e usava o chassi minimalista do Elan com uma carroceria moldada em fibra de vidro. Essas características de construção permitiam ao modelo ser um peso-pena, com cerca de 650 kg. “Simplifique, e depois faça mais leve.”, afirmava Chapman.

 

Lotus Europa

Lotus Europa

 

O esportivo não fugiu das características buscadas por Colin, mantendo o foco na agilidade e no comportamento dinâmico. Para isso, a suspensão era independente nas quatro rodas, sendo que nas rodas de trás era modificada, seguindo o projeto de seus primeiros carros de fórmula 1. A estabilidade do carro era precisa e comunicativa, quase perfeita para as pistas. Sua carroceria era bastante rígida, formando uma peça única de fibra de vidro, com exceção de portas, capô e tampa traseira.

Sua primeira versão era equipada com um pequeno motor 4 cilindros, 1.4 de 82 cv. Mesmo assim o Europa alcançava quase 200 km/h de velocidade máxima e acelerava de 0 a 100 km/h em 9 segundos. A experiência ao volante era muito elogiada, sendo considerada a sensação mais próxima de pilotar um carro de fórmula que uma pessoa poderia ter.

Apesar de um desenho controverso, com uma traseira estranha e desengonçada, a pureza e o comportamento dinâmico fizeram com que este esportivo fosse visto e desejado como um legítimo Lotus.

 

 

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: